Hilário: «Gostava de voltar ao futebol português»

18 jan 2001, 19:59

Lateral-direito do Peruggia chamado à selecção B O defesa-direito não tem sido utilizado por Sersce Cosmi, mas António Oliveira chamou-o, numa prova de que conta com ele para o futuro. Hilário ficou contente e confessou, ao Maisfutebol, que gostaria, a médio prazo, de voltar a jogar num clube português

Hilário, lateral-direito do Peruggia, é uma das principais novidades da convocatória de António Oliveira para o próximo compromisso da selecção B, com Marrocos. 

Em conversa telefónica com o Maisfutebol, Hilário não escondeu a sua satisfação: «Soube há alguns dias da pré-convocatória. Não era certo que viesse a ser chamado, mas tratou-se de uma indicação. Depois, soube da chamada e claro que fiquei contente». 

A chamada de Hilário constitui uma estreia para o lateral-direito nas selecções. Para isso, muito terá ajudado a boa época do Peruggia no campeonato italiano: «O Peruggia está muito bem. A título pessoal é que não me está a correr pelo melhor. Não tenho jogado, porque o titular a lateral-direito tem sido o brasileiro Zé Maria. No início da época, tive o azar de ter uma pubalgia. Como a equipa começou a ganhar jogos, acabei por perder a oportunidade de entrar no onze». 

A falta de oportunidades a lateral-direito não explica tudo: Hilário poderá ser utilizado noutras funções, facto que aumenta as suas esperanças de voltar ao onze: «O meu lugar é o de lateral-direito, mas já fui utilizado no Peruggia noutras funções: médio-defensivo, lateral-esquerdo... Pode ser que isso ainda venha a acontecer esta época». 

Regresso a Portugal a médio prazo 

Para Hilário, a selecção B poderá vir a ser, no futuro, uma oportunidade para fazer lembrar aos responsáveis de diversos clubes do futebol português que há um lateral-direito a jogar em Itália... «A selecção B pode ajudar alguns jogadores a mostrarem-se e permite aos responsáveis da selecção utilizarem um maior número de futebolistas. Para mim, é bom, pois proporciona um regresso temporário ao futebol português». 

Um regresso a Portugal é, por isso, uma ideia que Hilário não esconde: «Estou há três anos em Itália. É já algum tempo. A minha mulher está grávida e gostávamos de voltar a Portugal em breve. Quem sabe se não acontecerá?» 

Apesar da vontade confessada, Hilário ressalva que se sente bem em Itália: «Estou muito bem em Peruggia. É um clube muito bom, com boas condições e gosto da forma como as pessoas me tratam. Será uma experiência que nunca vou esquecer». 

Clube de dimensão média, o Peruggia tem sido uma das sensações desta época em Itália: «Estamos em décimo lugar da série A, o que é óptimo para uma equipa que quer lutar pela permanência. Em Itália nunca se sabe, há uma grande competitividade. O treinador, Sesce Cosmi, está a fazer a sua estreia na primeira divisão italiana e, para já, está a grande revelação...»

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados