«Temos de assumir riscos», admite Van Gaal

26 mar 2001, 15:05

Seleccionador holandês só pensa em vencer Portugal Naturalmente convicto das suas exigências para com os seus jogadores, refere que «quem jogar terá de deixar tudo em campo» e até os suplentes terão de estar atentos para qualquer eventualidade. Para Van Gaal, Portugal está muito mais equipa, dado que «os jogadores sabem muito bem o que fazer e têm grande qualidade». Defender mais à frente terá de ser um risco a assumir, já que só a vitória interessa.

A ideia fundamental de um treinador experimentado como Van Gaal de que Portugal é muito mais equipa no presente do que há cinco anos, serve para elucidar os que poderão estar menos atentos ao trabalho efectuado pela Selecção portuguesa nos últimos tempos. 

Para o seleccionador holandês, «Portugal sempre teve grandes valores individuais, com muita qualidade, mas que jogavam só para eles. Agora, todos sabem muito bem que fazer e em função da equipa, o que o leva a ser um conjunto muito forte e difícil de ultrapassar». O quarto lugar no «ranking» da FIFA não será estranho a esta análise, ainda para mais sabendo-se que no jogo realizado em Roterdão, os portugueses saíram vencedores. 

Referindo que o opositor de quarta-feira «não tem grandes fraquezas», Van Gaal admitiu que a sua Selecção vai ter que «assumir os riscos e defender mais à frente do que é habitual. Isso poderá ser um risco, já que Portugal tem bons jogadores, que poderão explorar os espaços vazios». Por isso, avisa para a importância dos «onze» que jogarem de início terem de «trabalhar muito durante toda o desafio» e até faz uma referência aos suplentes, que «terão de estar preparados para qualquer eventualidade». 

A vontade de vencer é, de qualquer forma, inabalável para um treinador experimentado e com espírito de conquista. «Quero ganhar esta jogo, porque não me interessa ficar em segundo lugar. Se não conseguirmos ultrapassar as adversidades pela inteligência, os jogadores terão de deixar tudo em campo para que isso aconteça», referiu. A atitude dos seus jogadores nos últimos jogos foi, aliás, elogiada pelo técnico: «Mesmo depois da derrota com Portugal a equipa tem-se apresentado em boa forma e com Andorra voltaram a mostrar isso». 

Dado que este será um jogo crucial para a Holanda, Van Gaal aposta na vitória, já que para Portugal «um empate será um bom resultado». Na sua perspectiva, caso os seus jogadores saiam derrotas «tudo ficará mais complicado e dependente dos resultados que a Irlanda possa fazer», já que não acredita que os portugueses percam «dois jogos seguidos com as equipas mais pequenas». Não querendo revelar a táctica a utilizar, acabou por dar uma certeza: «Não vamos jogar com dois pontas-de-lança, porque Portugal não é Andorra».

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados