Haverá "sempre" filas nos aeroportos, diz SEF. Resta "trabalhar para melhorar"

Agência Lusa , CF
3 jun 2022, 11:52
Zona de chegada do aeroporto de Lisboa fechada para controlo de passageiros e testes à covid-19

Inspetor-chefe do SEF comentou o plano de contingência apresentado na terça-feira e garantiu que algumas medidas de reforço de meios humanos já estão a ser aplicadas

O SEF admitiu esta sexta-feira que vão existir sempre filas e tempos de espera nos postos de fronteira dos aeroportos em alguns dias da semana, mas que as equipas vão trabalhar para melhorar a situação.

O Inspetor-chefe José Aleixo falava esta sexta-feira no aeroporto de Lisboa na sequência da entrada em vigor na capital do plano de contingência que prevê mais meios humanos e eletrónicos nos aeroportos nacionais.

“O fluxo de passageiros é sempre elevado, Vão sempre existir tempos de espera e filas, mas estamos a trabalhar para melhorar”, disse José Aleixo, acrescentando que esta sexta-feira houve um reforço de quatro pessoas no turno da manhã e haverá mais quatro no da tarde.

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, já tinha feito declarações semelhantes no final do mês de maio, frisando ser "impossível acabar" com as filas nos aeroportos. 

O inspetor-chefe do SEF adiantou que entre as 5:20 e as 9:00 desta sexta-feira chegaram 20 voos com quatro mil pessoas.

Os aeroportos nacionais vão ter um reforço de 238 elementos do SEF e da PSP durante os meses de verão, mais 82% do que o efetivo atual nos postos de fronteira, segundo o plano de contingência apresentado na terça-feira.

O diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Fernando Silva, indicou que este reforço de meios humanos vai ser gradual e estará estabilizado a 4 de julho.

No total, os aeroportos portugueses vão ter 529 elementos para fazer controlo de fronteiras aos passageiros provenientes de voos de países fora da União Europeia.

Além do reforço de inspetores do SEF de todo o país, este plano conta com 168 agentes da PSP, avançou Fernando Silva.

O plano de contingência para os postos de fronteira aérea nacionais para os meses de junho a Setembro, apresentado no Ministério da Administração Interna, contempla também várias soluções tecnológicas para o Aeroporto de Lisboa.

O plano de contingência começou na quinta-feira no aeroporto de Faro e esta sexta-feira em Lisboa, entrando em vigor de forma gradual e no final da primeira quinzena de junho estará operacional nos seis aeroportos.

No âmbito da extinção do SEF, que entretanto foi adiada até à criação da Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), as competências policiais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vão passar para a PSP, GNR e Polícia Judiciária, enquanto as atuais atribuições em matéria administrativa relativamente a cidadãos estrangeiros passam a ser exercidas pela APMA e Instituto dos Registos e do Notariado.

País

Mais País

Patrocinados