opinião
Professor Universitário e Doutor em Cibersegurança

O Império contra-ataca!

25 fev 2022, 17:30

 

Era impossível não ver o mais completo player da tecnologia mundial em ação. Depois do discurso do Presidente Biden, a Rússia foi bombardeada em duas frentes na sua capacidade digital.

A primeira, foi o estrangular económico que limita a Rússia a pagamento em Rublos pois em Euros e Dólares tal será muito difícil. Será que a China continuará a aceitar os Rublos em troca dos seus recursos e tecnologia? O tempo dirá! Sabemos agora que aceder a tecnologia, patentes, conhecimentos, recursos-humanos qualificados, peças e seus sucedâneos, será uma miragem nos próximos anos para a Rússia. Sabemos que o seu programa espacial será visivelmente impactado; que a renovação da sua tecnologia militar será fortemente impactada e que o acesso a recursos digitais ad hoc para as indústrias e populações, será certamente uma tarefa muito árdua a partir de hoje.

A segunda frente é precisamente na mesma medida empregue à Ucrânia, na ciber frente de guerra. Nessa frente, o impensável aconteceu, uma espécie de tiro único que deitou abaixo a Rainha deste jogo de xadrez, o website equivalente ao da Casa Branca, o website do Kremlin.

Segundo a NetBlocks, tanto o Kremlin como a agência noticiosa Interfax estão inacessíveis, pelo menos por agora, o que levanta uma questão imediata! Então não tinha a Rússia isolado a sua Internet do sistema de Internet global? Sim, então resta-nos duas conclusões, a saber:

  • O ataque é interno vindo e de uma franja de população que ainda resiste a Putin;
  • A excisão do sistema não correu tão bem e afinal há um player forte em ação e que foi forçosamente despertado, e que por acaso, desenvolveu e fundou a Internet.

 

Depois do ciber ataque à Ucrânia com DDOS e com o malware Hermetic Wiper, numa ação que teve a intenção de debilitar os maiores sistemas de informação ucranianos, a porta abre-se a um contra-ataque nunca antes visto e que de acordo com a NBC pode não ficar por aqui. Segundo esta agência noticiosa, o Presidente Biden dispõe de um menu imenso de opções informáticas para lançar um ciber-contra-ataque massivo, com capacidade de bloquear a capacidade russa de manter as suas operações de guerra convencional em território ucraniano.

Independentemente do que estamos a ver hoje uma coisa é espantosa e ao mesmo tempo nova, o uso do léxico tecnológico em todos os canais de notícias. Habituemo-nos, pois, a partir de agora, ciber-armas, ciberguerra, ciber-contra-ataque e outras expressões, estarão presente no nosso dia-a-dia.

Colunistas

Mais Colunistas

Patrocinados