Rio Ave-Gil Vicente, 2-1 (crónica)

Nuno Dantas , Estádio dos Arcos
12 mar 2023, 17:37

Vilacondenses chegam aos trinta pontos num jogo frenético

Triiiiiinnnnnta, caramba! Gritaram os vilacondenses depois da vitória sofrida frente ao Gil Vicente, num jogo frenético, com todos os condimentos que qualquer adepto aprecia:  teve dois golos, um autogolo, um penálti falhado e uma expulsão.

O Rio Ave foi para o descanso a vencer por 2-0, com golos de Fábio Ronaldo e de Costinha,  mas a expulsão de Amine mudou a face do jogo. Os galos reduziram num autogolo de Fábio Ronaldo e podiam ter chegado ao empate já nos descontos.

Contudo, Fran Navarro desperdiçou uma grande penalidade – Jhonatan foi o herói ao defender – e permitiu a ultrapassagem rioavista na classificação.

Eficácia do Rio Ave

Luís Freire com duas alterações no onze depois do desaire em Braga na ronda anterior. Patrick William e Miguel Baeza deram lugar a Pantalon e João Graça. Já Daniel Sousa apostou na velha máxima de que equipa que se ganha não se mexe e apostou na mesmo equipa que venceu em casa o Marítimo.

O início do desafio foi equilibrado, mas rapidamente os galos pegaram no jogo. Contudo, era um domínio consentido, já que o Rio Ave se sente confortável a defender, com as linhas muito juntas, e a sair rapidamente para o contra-ataque. Às aproximações perigosas do Gil Vicente, os vilacondenses responderam com golo.

André Pereira aproveitou a passividade do miolo e da defensiva gilista para isolar Fábio Ronaldo, que à saída de Andrew atirou a contar. Os galos reagiram de imediato e encostaram os rioavistas às cordas. Contudo, apesar do domínio, sentiam dificuldades para incomodar Jhonatan. Quando conseguiam, o guardião respondia com qualidade, como na excelente defesa a uma bomba disparada do pé direito de Pedro Tiba. Ou, então, a fazer a mancha, já na pequena área, a Fran Navarro.

Com o descanso já à porta, no tempo extra, o Rio Ave conseguiu ir à área barcelenses e voltaram a marcar. Os esférico rodou da direita para a esquerda até chegar aos pés de Fábio Ronaldo que, depois de sentar Carraça, cruzou para a cabeçada triunfante de Costinha para o fundo das redes. Funcionava na perfeição a estratégia montada por Luís Freire.

Expulsão mudou tudo

A formação vilacondense reentrou melhor e André Pereira ficou perto do golo, valendo a boa mancha de Andrew. Os galos continuavam a mostrar muita passividade na hora de defender e aproveitavam os locais para chegar mais vezes à baliza barcelense. No entanto, a face do jogo iria mudar aos 58 minutos, altura em que Amine – tinha entrado para a segunda parte – foi expulso por um pisão em Fran Navarro.

Para piorar a vida rioavista, três minutos depois o Gil Vicente reduzia num autogolo de Fábio Ronaldo. Cruzamento na esquerda de Adrián Marín, falha ao primeiro poste e o esférico a bater no vilacondense e a entrar na própria baliza. Com mais um, o domínio dos galos era ainda mais avassalador.

À medida que o tempo ia passando, o Rio Ave defendia com unhas e dentes a magra vantagem. Já em tempo de compensação, Kevin caiu na área e o árbitro assinalou de pronto grande penalidade. Aí, apareceu Jhonatan para ser o herói do desafio, ao adivinhar o lado do remate de Navarro e segurar o triunfo.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados