Fair-play financeiro: UEFA diz que excessos estão ultrapassados

21 out 2015, 22:55
Reunião do comité executivo da UEFA (EPA)

Resultados de relatório sobre situação financeira dos clubes em 2014

O fair-play financeiro implementado pela UEFA parece estar a dar frutos. Pelo menos parece ser essa a conclusão de um relatório divulgado esta quarta-feira pela UEFA, sobre a situação financeira dos principais clubes europeus em 2014.

De acordo com o organismo, os «excessos» cometidos por alguns desses clubes estão quase ultrapassados.

«Embora seja necessária cautela, aparentemente os excessos financeiros do futebol europeu reportados em 2010 e 2011 estão potencialmente ultrapassados. A edição deste ano do relatório aponta assinaláveis progressos nos últimos três anos. (...) A capacidade dos clubes para fazer crescer as suas receitas ano após ano tem sido acompanhada por uma recetividade para adotar planos de negócio mais sustentáveis», pode ler-se no relatório.

O mesmo relatório indica também que «a solvência financeira do futebol europeu aumentou significativamente, apresentando um decréscimo de 70 por cento nas perdas no resultado final do exercício».

A UEFA avalia também em mais de mil milhões de euros a dívida líquida dos clubes em questão.

«O equilíbrio entre ativos e passivos dos clubes melhorou de forma espetacular, com um aumento de 50 por cento dos ativos líquidos ao longo dos três primeiros anos de aplicação das regras do fair-play financeiro».

Uma parte do documento apresenta ainda uma lista dos campeonatos com maior média de salários. A liga portuguesa surge na décima posição, mas é na discrepância de salários que merece especial atenção.

Segundo as contas da UEFA, é muito significativa a diferença entre os quatro clubes que pagam mais e os restantes. Os primeiros da liga pagam 8,6 vezes mais do que os quatro seguintes e 11,3 vez mais dos que se encontram a partir da nona posição na lista de salários.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados