Marcelo envia mensagem ao rei Carlos e lembra "inquestionável carinho e apreço" dos portugueses pela rainha Isabel II

8 set 2022, 19:11

Presidente da República sublinha "históricos e inquebrantáveis laços de amizade" entre Portugal e o Reino Unido

O Presidente da República enviou uma mensagem ao agora rei Carlos, transmitindo "sinceros pêsames" pela morte da rainha Isabel II, esta quinta-feira.

No comunicado colocado no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa refere que foi "com profunda e sincera consternação e com um imenso pesar" que soube da morte da rainha.

"Neste momento de luto e de dor, apresento a Vossa Majestade e a toda a família real, bem como a todos os britânicos, em nome do povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela perda sofrida", continua.

Marcelo sublinha o "exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público" dos mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado de Isabel II.

"Para Portugal e para todos os portugueses perdurarão na memória de cada um de nós, com inquestionável carinho e apreço, as visitas que a Rainha Isabel II realizou ao nosso país, em 1957 e 1985. Para mim, pessoalmente, não poderei esquecer a honra do encontro mantido aquando da minha deslocação a Londres, já em 2016", afirma.

O Presidente indica ainda estar "confiante nos históricos e inquebrantáveis laços de amizade" entre Portugal e o Reino Unido, reforçando as condolências e reafirmando ao agora rei Carlos a sua "maior estima e consideração pessoal".

Relacionados

Política

Mais Política

Patrocinados