Várias dezenas de patos apareceram mortos no rio Jamor

tvi24 , SM
23 jul 2010, 19:58
Gripe das Aves, Portugal - Foto Paulo Cunha/Lusa

Há suspeitas de que os animais terão sido envenenados

Várias dezenas de patos foram encontrados mortos no rio Jamor, em Queluz, desconhecendo-se a causa da morte dos animais, disse à Lusa a presidente da associação de direitos humanos Olho Vivo.

Segundo Flora Silva, da associação Olho Vivo, esta madrugada apareceram várias dezenas de patos mortos no rio Jamor, tendo as autoridades veterinárias da autarquia de Sintra, os bombeiros e o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR estado no local para retirar os animais.

«Apareceram esta madrugada vários patos mortos no rio Jamor, junto ao parque Felício Loureiro. Há dois meses existiam ali 125 patos e hoje já só lá estão dois», disse a responsável que hoje denunciou as mortes às autoridades.

Flora Silva apontou como possibilidade da morte dos animais, o envenenamento ou descargas no rio.

«Estamos preocupados porque este rio tem uma grande vivência de fauna e além dos patos há galinholas e outras espécies. Não sabemos ainda se se tratou de alguma descarga no rio ou se foi envenenamento», adiantou.

Fonte do SEPNA confirmou à agência Lusa que este serviço da GNR se encontra a investigar a morte dos animais.

Contactada pela Lusa, fonte da PSP garantiu que as autoridades veterinárias de Sintra se encontram a realizar exames toxicológicos para apurar as causas da morte dos animais.

As autoridades veterinárias de Sintra estão igualmente a investigar o aparecimento, na segunda feira, de uma dezena de patos mortos na lagoa dos Quatro Caminhos, em Agualva-Cacém, local que fica a dez quilómetros do Rio Jamor, havendo suspeitas de que os animais terão sido envenenados.

A Lusa tentou contactar o vereador da autarquia de Sintra com o pelouro do Ambiente, que se mostrou incontactável.

Mais Lidas

Patrocinados