PSP apaga post polémico nas redes sociais - pelo meio ainda defendeu a publicação

13 mar, 14:37
PSP

Em causa está um momento durante uma manifestação anti-imigração

A PSP eliminou uma fotografia que tinha publicado na sua conta oficial do Instagram que estava a gerar polémica, com vários utilizadores a associarem a imagem a uma manifestação anti-imigração e onde surge Mário Machado. A imagem da PSP tinha a seguinte mensagem: "A nossa missão é garantir a sua segurança."

Cerca de uma hora antes da eliminação da fotografia, a PSP escreveu um comentário, na qual diz ter "por missão assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos de todos os cidadãos".

No mesmo comentário, a PSP esclarece que "os policiamentos a manifestações são altamente dinâmicos e implicam, a cada momento, um dispositivo policial ajustado, de forma a garantir a proteção do direito de reunião, liberdades e garantias de quem se manifesta e para que cause o mínimo impacto na vida de todas as pessoas".

"Tendo em conta o princípio constitucionalmente previsto do direito à reunião e manifestação, a prioridade da PSP é sempre no sentido de assegurar o normal desenvolvimento das ações de manifestação previstas, acompanhando, dialogando e facilitando as intervenções que se mostrem pacíficas, legais e legítimas, impedindo e não tolerando toda e qualquer ação que atente contra a Constituição e contra a Lei", refere-se no mesmo comentário.

"A PSP zelará e protegerá TODOS os cidadãos, mantendo a normal ordem e tranquilidade públicas e procurará proporcionar aos cidadãos uma sensação de segurança, encontrando o ponto de equilíbrio entre Liberdade vs Segurança e Ordem pública vs Direitos, liberdades e garantias", acrescenta-se ainda.

O comentário da PSP surge na sequência de vários comentários de utilizadores que criticavam a imagem, assumindo que a PSP estaria a proteger uma manifestação anti-imigração. Um dos utilizadores escreveu o seguinte comentário: "Mostrarem a PSP a defender uma manifestação anti-constitucional e fazerem disso bandeira de marketing. Impecável."

Num outro comentário, lia-se o seguinte: "A sério que a PSP, uma força de segurança pública, escolheu uma foto da manifestação fascista, xenófoba, racista e ANTICONSTITUCIONAL para publicar no dia a seguir a termos um partido de extrema direita eleito como terceira maior força no parlamento? Isto não dá direito a um inquérito interno? O que é isto? O que é que estão a tentar dizer à população?!"

A publicação já não se encontra disponível na conta oficial da PSP no Instagram, aparecendo a seguinte imagem: 

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados