Grupo que assaltou a Prada apanhado em Lisboa. Em causa mais de 30 crimes que renderam 100 mil euros 

2 fev 2022, 20:19

Suspeitos terão assaltado o El Corte Inglés, o Almada Fórum, a Media Markt e o Freeport

A PSP de Lisboa deteve os dois principais elementos de um grupo que, nos últimos três anos, se dedicou a uma razia de mais de 30 assaltos de norte a sul, entre os quais se destacam, por exemplo, a exclusiva loja da Prada, em plena avenida da Liberdade, na capital, de onde roubaram uma carteira de luxo. Também o El Corte Inglés está entre os alvos de um gang que, sempre à luz do dia, conforme a CNN Portugal apurou, roubou largas dezenas de bens num valor total superior a 100 mil euros. Para os assaltos, deslocavam-se sempre em Mercedes ou BMW alugados para o efeito.

O esquema passava por utilizar aparelhos próprios para desativar os alarmes dos produtos, ou colocá-los em malas forradas a alumínio, de modo a não acionar os alarmes. E quando eram detetados e apanhados por funcionários ou seguranças não hesitavam em recorrer à violência – como de resto aconteceu no El Corte Inglês em outubro de 2020.

Carteiras e óculos de luxo, eletrodomésticos topo de gama, dezenas de perfumes, entre outros artigos, como roupa, tudo serviu ao grupo que invadiu, além do El Corte Inglés, em Lisboa, lojas no Almada Fórum, no Media Markt junto ao estádio da Luz, no Freeport de Alcochete, em Braga, Gaia, Aveiro, Évora ou Torres Vedras.

No caso da emblemática Prada, o arrojado assalto ocorreu em outubro de 2020. Um casal entrou na loja e, enquanto a mulher distraía os funcionários, o homem aproveitou para se apropriar de uma carteira de 2.500 euros.

A Divisão de Investigação Criminal da PSP seguia o grupo há meses e, em articulação com o DIAP de Lisboa, deteve agora os dois cérebros do grupo. Outros estão em fuga e a ser procurados.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Mais Lidas

Patrocinados