Linha de sucessão foi atualizada, mas filhos de Harry e Meghan ainda não são príncipes

11 set 2022, 10:08
Harry e Meghan com os filhos numa foto divulgada no primeiro Natal de Lilibet

No site oficial da família real, o príncipe William e os filhos já surgem com os novos títulos, mas o mesmo não acontece com os filhos dos duques de Sussex

Archie e Lilibet Diana tornaram-se automaticamente príncipes com a morte da bisavó, a rainha Isabel II, mas, no site oficial da família real, os filhos dos duques de Sussex continuam a aparecer sem títulos reais.

De acordo com a revista Hello, que cita fonte oficial do rei, ainda não há ordem para atualizar os títulos dos netos de Carlos III, o que será feito "quando surgir informação".

"Enquanto o site foi atualizado para os [príncipes de] Gales, obviamente atualizar o amor num site não funciona, então ainda não fizemos isso, mas claramente o rei ama os netos. Estamos a trabalhar na atualização do site à medida que obtemos informações", afirmou a mesma fonte, referindo-se às declarações do monarca, que no seu primeiro discurso expressou o seu amor por Harry e Meghan.

De acordo com os protocolos estabelecidos pelo rei George V em 1917, os filhos e netos de um soberano britânico recebem automaticamente o título de Sua Alteza Real e de príncipe ou princesa. Quando nasceu, Archie era, no entanto, o bisneto da rainha. Agora, para o impedir de se tornar príncipe, o rei Carlos III teria de emitir uma Carta Patente retificando o seu direito de se tornar príncipe, aplicando-se o mesmo procedimento para Lilibet.

No site oficial da Família Real pode ver-se agora (imagem abaixo) que o príncipe William já surge no primeiro lugar da linha de sucessão com o nome Príncipe de Gales, sendo seguido dos filhos, todos com o sobrenome Wales (Gales). Segue-se o irmão, o príncipe Harry, duque de Sussex, e depois os filhos deste: Archie Mountbatten-Windsor e Lilibet Mountbatten-Windsor.

Recorde-se que, em entrevista com Oprah Winfrey, no ano passado, Meghan sugeriu que Archie não era príncipe porque o título lhe tinha sido negado por uma questão racial. 

A mulher de Harry disse mesmo que ficou em choque quando lhe foi dito que Archie não teria proteção policial porque não tinha título e sugeriu que a decisão estava relacionada com atitudes racistas: "Houve várias preocupações e conversas sobre o quão escura seria a pele dele quando nascesse", contou a ex-atriz a Oprah.

Nesta mesma entrevista, os duques de Sussex revelaram que esperavam que fosse dado a Archie - na altura, Meghan estava grávida e Lilibet ainda não tinha nascido - o título de príncipe quando Carlos subisse ao trono, mas que tinham sido informados de que os protocolos iriam ser alterados de acordo com o desejo do então futuro rei, que pretendia uma casa real mais reduzida e com menos membros. Por esta razão, Archie não teria o título de príncipe nem de Sua Alteza Real.

Quando foi questionada por Oprah se Archie ser um príncipe era importante para ela, Meghan respondeu apenas: "Se significar que ele estaria seguro, então claro".

Europa

Mais Europa

Patrocinados