O príncipe que denunciou a corrupção, esteve preso e agora renuncia ao título

4 abr 2022, 11:07
Príncipe Hamzah (Associated Press)

 

 

Não se sabe se a decisão de Hamzah de renunciar ao título lhe devolverá a total liberdade, uma vez que, desde o corte com a família, o príncipe só foi visto uma vez em público, a 11 de abril

O príncipe Hamzah, filho do rei Hussein da Jordânia, renunciou ao título, um ano depois de ter estado em prisão domiciliária por ter acusado os líderes do país de corrupção, incompetência e perseguição.

Numa carta (em árabe) divulgada no Twitter, citada pela Associated Press, o príncipe revela que renuncia porque os seus valores "não estão alinhados com as abordagens, tendências e métodos modernos" das instituições jordanas.

Apesar de não criticar o irmão, o rei Abdullah II, de forma direta, o tom da carta revela que o corte com a realeza não está sanado, como a família real quis transmitir até agora.

Hamzah, que agora renuncia ao título de príncipe, chegou a ser herdeiro ao trono da Jordânia, nomeado pelo irmão, após a morte do pai, em 1999. No entanto, foi destituído também pelo irmão, em 2004.

Tentativa de destabilizar o reino

Em abril de 2021, o irmão do rei foi acusado de estar envolvido numa tentativa de destabilizar o reino e foi colocado em prisão domiciliária. Na altura, Hamzah negou as acusações e disse estar a ser punido por se manifestar contra a corrupção oficial.

Mas, segundo o Palácio Real, no mês passado, o príncipe pediu desculpas pelo seu envolvimento na tentativa, numa carta enviada ao irmão. Na missiva, Hamzah escrevia que esperava que "pudessem virar a página na história do país e da família".

O príncipe Hamzah com a mãe, a rainha Noor (AP Photo/Hussein Malla)

Em declarações à Associated Press, o analista Amer Sabaileh afirma que o anúncio de Hamzah pode reacender a divisão da família real, que muitos acreditavam ter sido resolvida com o pedido de desculpas do príncipe, uma vez que a decisão de renunciar ao título foi tomada de forma unilateral e anunciada na sua conta pessoal do Twitter, sem consultar a família real.

"Ele está a tentar recuperar a velha narrativa. Estamos a voltar ao ponto em que ele diz que não está satisfeito, que ainda está desiludido e que não há reconciliação", afirmou Sabaileh.

Não se sabe, no entanto, se a decisão de Hamzah de renunciar ao título lhe devolverá a total liberdade, uma vez que, desde o corte com a família, o príncipe só foi visto uma vez em público, a 11 de abril.

Acusações e ordem de silêncio

A discussão entre os filhos do rei Hussein foi um caso raro de guerras familiares reais que veio a público e que levou a Jordânia a impor uma "ordem de silêncio", proibindo notícias sobre o tema ou assuntos relacionados com a família real.

Príncipe Hamzah, príncipe Faisal e o rei Abdullah da Jordânia (AP Photo/Hussein Malla)

O rei Abdullah acusou o irmão de insurreição, mas depois veio dizer que a discussão foi resolvida dentro da família e que Hamzah iria permanecer no palácio, sob a proteção do rei.

Por causa do mesmo assunto, dois ex-funcionários séniores foram envolvidos no suposto esquema e condenados por insurreição a 15 anos de prisão. No entanto, os detalhes sobre o caso nunca foram tornados públicos.

Quem é Hamzah?

Hamzah recebeu o título de príncipe herdeiro em 1999, ano da morte do pai, o rei Hussein, como era desejo do monarca. Mas, em 2004, o rei Abdullah destituiu-o do trono e nomeou o seu filho mais velho como herdeiro do trono jordano.

O príncipe Hamzah estudou no colégio interno para rapazes Harrow School, em Londres, e na Real Academia Militar de Sandhurst. Mais tarde, estudou na Universidade de Harvard, antes de seguir o curso de piloto na Força Aérea da Jordânia.

Casado com a princesa Basmah Bani-Ahmad desde 2012, o casal tem quatro filhas e dois filhos.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados