Marcelo: “Como primeiro-ministro, formaria um governo noutra área e com outras pessoas”

Agência Lusa , MJC
26 mar 2022, 19:07

O chefe de Estado anunciou também já ter escrito o discurso para a tomada de posse do novo executivo, agendada para quarta-feira

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou comentar a constituição do novo governo liderado por António Costa, mas sublinhou que faria escolhas diferentes se estivesse na posição de primeiro-ministro.

“Cada primeiro-ministro escolhe a organização de governo que entende que é a melhor naquele momento e depois escolhe as pessoas que são mais adequadas do seu ponto de vista. Eu não sou primeiro-ministro, sou Presidente da República, portanto, não sou eu que tenho de formar o governo. Como primeiro-ministro, formaria certamente um governo noutra área política e com outras pessoas, mas não existe esse filme”, realçou.

Marcelo Rebelo de Sousa asseverou ainda que cabe ao primeiro-ministro decidir “se quer uma equipa muito longa ou uma equipa mais curta” e se esta deve ou não ser “mais centralizada na liderança e constituída por pessoas mais próximas”.

O chefe de Estado anunciou também já ter escrito o discurso para a tomada de posse do novo executivo, agendada para quarta-feira, embora se tenha recusado adiantar à comunicação social as principais ideias.

“Vai ser aquilo que ouvirão na altura”, disse aos jornalistas, à margem do 12.º congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), que termina hoje em Vilamoura.

O primeiro-ministro, António Costa, apresentou na quarta-feira, ao Presidente da República, a composição de um Governo com 17 ministros, menos dois do que no anterior.

Relacionados

PR Marcelo

Mais PR Marcelo

Patrocinados