Portugal no top-10 dos combustíveis mais caros da Europa. Veja os preços (e os impostos) na UE

24 jun 2022, 15:17
Governo mantém desconto do imposto nos preços dos combustíveis

Escalada dos preços dos combustíveis ocorre em toda a União Europeia. Mas não da mesma maneira. Portugal tem o décimo preço mais caro do gasóleo, acima de países como Alemanha, Itália ou Luxemburgo. Se o governo não tivesse descido o ISP, seria pior: teríamos o terceiro gasóleo mais caro. Na gasolina, a comparação é pouco diferente.

Portugal tem a nona gasolina e o décimo gasóleo mais caros dos 27 países da União Europeia.

Os dados são da Comissão Europeia: no relatório semanal de produtos petrolíferos com dados de 20 de junho, Portugal comparece com um preço de venda de 2,080 euros por litro de gasóleo e de 2,12 euros por litro de gasolina 95.

Veja os preços nos vários países da UE (carregue nos cabeçalhos da tabela para ordenar entre mais baratos e mais caros em cada indicador):

 

Sem descida de impostos estaríamos pior

Os mesmos dados permitem comparar os preços antes e depois de impostos. Na mesma semana, Portugal praticou um preço antes de impostos de 1,26 euros por litro de gasóleo, o oitavo mais elevado (atrás de países como Espanha, França e Países Baixos).

Isto significa que, na mesma semana, e segundo o critério da Comissão Europeia, cada litro de gasóleo em Portugal incluiu cerca de 82 cêntimos de imposto, ou quase 40% do preço total. Note-se que, neste momento, está em vigor uma descida temporária de imposto sobre os produtos petrolíferos de 22,2 cêntimos por litro. De outra forma, o preço final do gasóleo teria sido na semana de 20 de junho de cerca de 2,3 euros por litro, o que colocaria o nosso país alinhado no terceiro lugar do ranking europeu de preços mais caros.  

 

Gasolina portuguesa é a nona mais cara

Portugal compara pouco pior quando se trata da gasolina 95. Segundo os mesmos dados da Comissão Europeia, Portugal praticou em média na semana até 20 de junho um preço de venda de 2,121 euros por litro de gasolina 95 (à frente de países como Espanha, Alemanha, Itália ou Luxemburgo).

Também neste caso, a descida temporária do ISP ajuda, de outra forma a gasolina custaria mais cerca de 26 cêntimos por litro, o que colocaria Portugal no quarto lugar da lista.

Ainda assim, na mesma semana e de acordo com o critério de análise da Comissão Europeia, Portugal praticou um preço antes de impostos de 1,27 euros por litro de gasolina 95, o oitavo mais alto dos 27 países em análise (e atrás da Espanha, Finlândia, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Irlanda).

Cada litro de gasolina 95 incorporava assim 85 cêntimos de impostos no nosso país, ou cerca de 40% do preço final. De novo assim acontece depois do corte de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos atualmente em vigor mas que é transitório: foi proposto até ao final de junho, esperando-se que o governo anuncie a sua renovação para um período mais longo.

Veja também
E ao fim de cinco semanas, o gasóleo vai descer
Preço do gasóleo cola ao da gasolina

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados