E ao fim de cinco semanas, o gasóleo vai descer

23 jun 2022, 12:41
Combustíveis (Frank Augstein/AP)

É um alívio de poucos cêntimos depois de mais de um mês de subidas sucessivas: na próxima segunda-feira o preço do gasóleo deverá descer. O da gasolina, que tem estado menos pressionado, também

O preço do litro do gasóleo deverá descer cerca de três cêntimos na próxima segunda-feira. Já o da gasolina deverá cair cerca de 2,5 cêntimos.

Esta evolução, a confirmar-se, interrompe um ciclo de cinco segundas-feiras consecutivas de aumento do preço do gasóleo. Esta quarta-feira, o preço médio do gasóleo simples foi de 2,1 euros por litro em Portugal continental, o que representa mais 44 cêntimos do que na véspera da invasão da Ucrânia pela Rússia. Já o gasóleo especial custava em média 2,125 euros por litro.

Ao contrário do que se prevê para o gasóleo, a descida estimada da gasolina será a terceira consecutiva, depois de tal se ter verificado já nas duas últimas segundas-feiras. Esta quarta-feira, o litro da gasolina simples custava 2,112 euros por litro, o que representa mais 29,6 cêntimos por litro do que na véspera do início da guerra. Já a gasolina 95 especial custava 2,127 euros litro. A gasolina 98 custava 2,258 euros por litro e a gasolina 98 especial ascendia a 2,272 euros por litro.

A descida de três cêntimos no gasóleo e de 2,5 cêntimos na gasolina resulta das estimativas disponíveis quatro dias antes do início da semana, em função da evolução das cotações internacionais dos produtos petrolíferos. E são estimativas também porque não só o preço é livre, logo é decidido pelas gasolineiras, como varia ao longo do país e ao longo de todos os dias, mesmo se tradicionalmente em Portugal as grandes alterações ocorrem às segundas-feiras.

Nos últimos dias, a cotação internacional do petróleo voltou a cair, situando-se nos 108 dólares por barril (no índice Brent) esta quinta-feira ao final da manhã.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados