Preço do gasóleo cola ao da gasolina

24 jun 2022, 07:30
Governo mantém desconto do imposto nos preços dos combustíveis

Há um mês, um litro de gasolina custava mais 25 cêntimos do que o do gasóleo. Agora, a diferença é de apenas 1,1 cêntimos nos combustíveis simples e de 0,1 cêntimos nos combustíveis especiais. A distância nunca antes foi tão reduzida.

A gasolina sempre foi mais cara do que o gasóleo. Mas esta semana, os preços entre os dois combustíveis chegaram à menor diferença de sempre. Nos próximos dias pode mesmo acontecer que o gasóleo chegue a ficar mais caro.

Esta quinta-feira, 23 de junho, os preços médios praticados em Portugal revelaram uma diferença entre um litro de gasóleo simples e um litro de gasolina simples 95 de apenas 1,1 cêntimos. Já a diferença entre o gasóleo especial e a gasolina especial 95 foi de apenas 0,1 cêntimos.

São as menores diferenças de sempre, com os preços praticamente colados um ao outro.

Evolução dos preços dos combustíveis no último mês

Fonte: Direção-Geral de Energia e Geologia

Os preços médios praticados esta quinta-feira em Portugal continental foram os seguintes:

Fonte: Direção-Geral de Energia e Geologia

Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, os preços dos combustíveis têm estado a encarecer, mas o aumento é mais pronunciado no gasóleo (que escalou 44 cêntimos por litro nestes quatro meses) do que na gasolina (que subiu perto de 30 cêntimos por litro no mesmo período). Em causa estão os preço internacionais não apenas do petróleo bruto, mas dos próprios produtos já refinados, sendo a Rússia um produtor relevante de gasóleo refinado.

Logo no início da guerra, alvitrou-se a possibilidade de o preço do gasóleo passar o da gasolina, mas tal não chegou nunca a acontecer.

No final de março atingiu-se a menor diferença entre os dois combustíveis, então separados por apenas cerca de 3,8 cêntimos. A partir de maio, o preço da gasolina voltou a afastar-se do do gasóleo, tanto que, há um mês (a 23 de maio), um litro de gasolina custava mais cerca de 25 cêntimos por litro do que o preço do gasóleo. Seguiu-se um mês em que o preço do gasóleo acelerou a sua escalada, até chegar a esta distância recorde de apenas 1,1 cêntimos nas versões simples e de apenas 0,1 cêntimos nas versões especiais dos dois combustíveis.

Com as estimativas apresentadas para a próxima semana, o gasóleo deverá descer um pouco mais do que a gasolina, aumentando nesse caso um pouco mais a distância. Mas não é excluível o cenário em que o gasóleo supere a gasolina.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados