"Há um claro benefício" em vacinar as crianças contra a covid-19, garante especialista

CNN Portugal , JGR
7 dez 2021, 17:05

Um membro da Comissão Técnica de Vacinação que recomendou a vacinação em crianças dos cinco aos 11 anos sustentou a decisão, em declarações à CNN Portugal

PUB

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a vacinação das crianças dos cinco aos 11 anos, anunciou, nesta terça-feira, a autoridade de saúde.

Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação que tinha dado o parecer positivo, explicou à CNN Portugal que, nesta faixa etária, existe uma “necessidade muito grande” de proteger crianças contra a doença grave, no entanto, nos hospitais a maioria das crianças internadas não têm comorbilidades, o que revela que mesmo entre as crianças saudáveis “existe uma pequena percentagem” de jovens que “são sujeitos a internamento”.

PUB

“Por esses motivos, foi determinado que há um claro benefício para a criança em vacinar, quer as crianças que têm a doença, e essas devem ser as prioritárias, mas também as crianças saudáveis, que têm possibilidade de desenvolver sintomas graves, ainda que numa quantidade pequena de casos. Justifica-se assim que haja uma vacinação universal de todas as crianças”, esclareceu o especialista.

Luís Graça sublinha esta nova diretiva “vai ao encontro” da ideia de que a covid-19 não tem um grande impacto na saúde das crianças, acrescentando que, “na vasta maioria das crianças”, a infeção “vai ter um percurso benigno”, mas “numa pequena percentagem destas crianças” as coisas podem “não correr bem”.

PUB
PUB
PUB

“A ideia que os pais têm de que esta doença é benigna na maior parte dos casos está correta”, reforçou.

O especialista explicou ainda que a vacina pediátrica é a da Pfizer, a única a ter garantido a aprovação do regulador, e que esta vai ser uma dose menor, ajustada a crianças. Luís Graça relembrou também que, apesar de ter sido criada à pouco tempo, a vacina contra a covid-19 já foi aplicada em “milhares de milhões de pessoas”, demonstrando na prática a sua segurança.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados