Covid-19: "Situação é preocupante no Algarve. Estimativa é de crescimento", diz delegada de saúde regional

6 dez 2021, 11:15

Festas de passagem de ano canceladas por não estarem reunidas condições para cumprir as medidas de contenção

A delegada de saúde regional de Saúde do Algarve, Ana Cristina Guerreiro, fez esta segunda-feira um balanço da evolução epidemiológica na região, avançando que a "situação é preocupante".

"A situação epidemiológica na região do Algarve é preocupante. Preocupante porque os números são elevados e preocupante porque a estimativa é ainda de algum crescimento, o que faz pressão sobre os serviços de saúde", começou por dizer a delegada de saúde regional, lembrando que essa é uma das maiores preocupações.

Também o presidente do Conselho Diretivo da ARS do Algarve, Paulo Morgado, lembrou que está a ser feito o processo de reforço de vacinação em regime de marcação e também na modalidade de Casa Aberta, apelando à vacinação de toda a população elegível. 

Caracterização dos novos casos

Relativamente aos últimos dados conhecidos, Ana Cristina Guerreiro avançou que houve 265 novos casos este sábado no Algarve, havendo atualmente na região 3339 casos ativos. O número de casos em vigilância ativa (casos ativos e pessoas consideradas contactos de alto risco) é de 3129 e o número de doentes internados é 88, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Destes 20, 14 estão ventilados. 

No que diz respeito à taxa de incidência, é de 761 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Ana Cristina Guerreiro lembrou que há concelhos mais afetados que outros, referindo-se a Portimão, Lagoa, Monchique, Loulé e Faro. 

O grupo etário mais afetado pela pandemia naquela região situa-se entre os 30 e os 39 anos, seguindo-se dos 40-49 e depois o grupo das crianças até aos nove anos, "que tem crescido bastante", disse a delegada de saúde.

"Têm sido poupados os grupos mais idosos. Particularmente as pessoas dos 70 aos 79 e 80+", explicou. 

Os surtos ativos

O Algarve conta atualmente com 35 surtos ativos, dos quais 20 são em escolas. Há 171 alunos positivos à covid-19, 2487 a cumprir isolamento profilático.

No que diz respeito aos funcionários, há 20 casos positivos e 345 em isolamento. Há 111 turmas em isolamento profilático.

A delegada de saúde disse ainda que há dois surtos em lares, um deles "com alguma dimensão".

Algarve sem festas de passagem de ano

Recorde-se que este sábado os 16 municípios do Algarve decidiram em conjunto cancelar a realização de festas de passagem de ano por não estarem reunidas as condições para cumprir as medidas de contenção da covid-19, anunciou a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

Em comunicado, a AMAL adianta que a decisão “foi consensualizada em sede de reunião do conselho intermunicipal”, na sexta-feira, atendendo ao “contexto de pandemia que atualmente se vive e à recente evolução” epidemiológica.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados