Guia para não se perder no esquema de vacinação: quando levar a dose de reforço e qual a vacina? E se tiver sido infetado?

7 fev 2022, 18:05
Vacina contra a covid-19

Apenas as pessoas que estiveram infetadas antes da primeira dose da vacina e aquelas que tomaram a vacina da Janssen terão dois momentos de vacinação. Para os restantes casos, os esquemas vacinais recomendados pela norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) preveem três etapas. Só as vacinas da Pfizer e da Moderna permitem manter sempre a mesma marca na hora de se inocular.

Nunca estive infetado. O que faço?

Quem nunca teve infetado com o SARS- CoV-2 deve tomar o esquema de vacinação completo, que pode ser de uma ou de duas doses, consoante a vacina em causa. Depois é suposto levar a chamada dose de reforço. Assim, o processo varia com a vacina.

Pfizer: Depois de levar a vacina, a segunda dose deve ser feita um mês depois. A terceira dose acontece seis meses depois, com a mesma vacina da Pfizer.

Moderna: Depois de levar a vacina, a segunda dose deve ser feita um mês depois. A terceira dose acontece seis meses depois, com a mesma vacina da Moderna.

AstraZeneca: Depois de levar a vacina, a segunda dose deve ser feita dois meses depois. A terceira dose acontece seis meses depois, podendo o utente levar o reforço com uma vacina da Pfizer ou da Moderna.

Janssen:  Depois de levar a vacina de dose única da Janssen, a dose de reforço deve ser feita três meses depois com outra marca, entre Pfizer e Moderna.

Vacina Comirnaty da Pfizer é uma das que permite que o utente seja inoculado sempre com a mesma marca

Fiquei infetado antes da primeira dose. Como serei vacinado?

Há uma regra comum: é necessário esperar três meses depois da infeção para levar a vacina pela primeira vez. Parte-se depois para o reforço. Consoante a vacina aplicada no primeiro momento, as regras são distintas:

Pfizer: o reforço dá-se seis meses depois com uma dose do mesmo laboratório.

Moderna: o reforço dá-se seis meses depois com uma dose do mesmo laboratório.

AstraZeneca: o reforço dá-se seis meses depois, com uma vacina da Pfizer ou da Moderna.

Janssen: o reforço dá-se três meses depois da primeira inoculação, com uma vacina da Pfizer ou da Moderna.

DGS tem esquemas vacinais recomendados, que são seguidos pelos profissionais de saúde que dão a vacina

Fiquei infetado depois da primeira dose. Como segue o processo?

Se tiver ficado infetado após a primeira dose da vacina, tem de esperar três meses para a segunda dose nas vacinas em que essa etapa está prevista. A segunda dose será sempre da mesma marca da primeira. Já a dose de reforço é que será diferente consoante a vacina dada:

Pfizer: a dose de reforço tem lugar seis meses depois da segunda dose, com a mesma marca.

Moderna: a dose de reforço tem lugar seis meses depois da segunda dose, com a mesma marca

AstraZeneca: a dose de reforço tem lugar seis meses depois da segunda dose, podendo ser aplicada a vacina da Pfizer ou da Moderna.

Vacina da Janssen obriga a tomar uma vacina de outro laboratório na hora do reforço

Fiquei infetado depois do esquema de vacinação estar completo. Quando levo o reforço?

A regra geral é esperar seis meses depois da infeção para levar a dose de reforço. No caso da vacina da Janssen, esse prazo reduz-se para três meses.

Pfizer: a terceira dose é tomada com a mesma vacina, seis meses após a infeção.

Moderna: a terceira dose é tomada com a mesma vacina, seis meses após a infeção.

AstraZeneca: a terceira dose terá de ser feita com uma vacina diferente, entre Pfizer e Moderna, seis meses após a infeção.

Janssen: sendo a vacina da Janssen é de dose única, o reforço terá de ser feito três meses após a infeção, com outra marca, seja Pfizer ou Moderna.

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados