Sete dos 66 portugueses ainda estão retidos no Peru

Agência Lusa , AM
21 dez 2022, 10:31
Protestos no Peru (EPA/Bienvenido Velasco)

Embaixada de Portugal em Lima, capital do Peru, “tem acompanhado, caso a caso, esta situação”

Sete dos 66 portugueses que se encontravam retidos no Peru ainda permanecem no país, anunciou esta quarta-feira o Governo, sublinhando que está a desenvolver “todos os esforços” para retirar rapidamente e em segurança todos os portugueses que desejem regressar.

“Dos 66 cidadãos nacionais que se encontravam retidos no Peru, neste momento 59 já deixaram o país, estando agora os aeroportos a operar de forma regular”, adianta o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) numa resposta escrita à agência Lusa.

Segundo o MNE, a embaixada de Portugal em Lima, capital do Peru, “tem acompanhado, caso a caso, esta situação”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros sublinha que “continua a desenvolver todos os esforços para encontrar soluções que permitam um regresso rápido e em segurança dos restantes cidadãos portugueses que desejem sair do Peru”.

O Peru atravessa uma crise política e social devido às manifestações que abalam o país desde a destituição do ex-Presidente Pedro Castillo.

Os protestos começaram a 7 de dezembro em várias regiões do Peru, particularmente na capital, Lima, e na parte sul dos Andes peruanos, depois de o parlamento ter destituído Pedro Castillo da Presidência.

A destituição aconteceu depois de Castillo ter anunciado a dissolução do parlamento e a criação de um executivo de emergência, que governaria por decreto, medida interpretada como uma tentativa de golpe de Estado.

Na semana passada, o Supremo Tribunal do país deliberou que Pedro Castillo, sob investigação por rebelião, ia ficar em prisão preventiva durante 18 meses.

A até então vice-presidente, Dina Boluarte, formou um Governo, mas os peruanos também responderam com protestos e manifestações que já fizeram 23 mortos e levaram ao encerramento de aeroportos.

Boluarte, que defende a legalidade constitucional da sua gestão e que no sábado descartou renunciar ao cargo, apresentou um projeto-lei para antecipar as eleições gerais do país para dezembro de 2023, uma decisão que ainda tem de ser resolvida pelo Congresso.

O Governo peruano decretou o estado de emergência a nível nacional, por um período de 30 dias, em resposta aos protestos.

Devido aos acontecimentos no país, milhares de turistas ficaram retidos no Peru, incluindo cidadãos portugueses.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados