Como o "julgamento do século" de O.J. Simpson abriu a porta à presidência de Donald Trump

CNN , Oliver Darcy
12 abr, 15:50
OJ Simpson (AFP/Getty Images via CNN Newsource)

O.J. Simpson captou a atenção dos Estados Unidos pela última vez esta quinta-feira.

À medida que os tickers de última hora iam aparecendo nos ecrãs de costa a costa, deixando milhões de pessoas atónitas com a notícia da morte da antiga estrela de futebol americano, o momento produziu um último evento coletivo centrado em Simpson.

Mas o impacto do antigo running back e vencedor do Heisman Trophy para melhor futebolista universitário, que enfeitiçou a nação ao ser julgado e, por fim, absolvido do terrível assassínio da sua ex-mulher, deixou uma marca no ambiente mediático americano que perdurará muito para além da sua morte.

De facto, não está fora de questão perguntarmo-nos: teria Donald Trump subido ao poder e chegado a presidente sem Simpson?

À primeira vista, isto pode parecer rebuscado. Mas a impressão que o julgamento de Simpson teve na formação do ambiente mediático moderno não pode ser exagerada. A partir do momento em que Simpson conduziu a polícia numa perseguição a baixa velocidade por uma autoestrada de Los Angeles, depois de ter sido acusado dos homicídios de Nicole Brown Simpson e do seu amigo Ronald Goldman, o panorama mediático nunca mais foi o mesmo.

O julgamento de Simpson, que se seguiu em 1995, atraiu um interesse surpreendente por parte do público, com um número sem precedentes de 150 milhões de pessoas sintonizadas no dia 3 de outubro para assistirem ao impressionante veredito proferido em direto na televisão. A extraordinária atenção que o caso gerou ajudou a lançar as carreiras de uma geração de estrelas americanas dos media, incluindo Jeffrey Toobin, Nancy Grace, Greta Van Susteren, Dan Abrams, Harvey Levin, Gregg Jarrett e muitos outros.

A Patrulha Rodoviária da Califórnia persegue Al Cowlings, a conduzir, e O.J. Simpson, escondido na traseira do Ford Bronco branco, na Autoestrada 91. A perseguição terminou com a detenção de Simpson na sua casa em Brentwood (Allen J. Schaben/Los Angeles Times/Getty Images via CNN Newsource)

O julgamento foi também um marco pela utilização de câmaras de televisão em direto na sala de audiências, transformando um processo tipicamente fechado ao público num espetáculo cultural e de entretenimento que ainda hoje é amplamente conhecido como o Julgamento do Século. A decisão do juiz Lance Ito continua a ter repercussões até aos dias de hoje, com os juízes a criticarem frequentemente a atmosfera de "circo" criada pelo julgamento, quando ponderam se devem permitir que o público veja tais procedimentos.

Mas os efeitos mais consequentes que o julgamento teve na vida americana foram muito mais amplos. O julgamento de Simpson deu lugar a uma paisagem mediática dominada por reality shows picantes e noticiários protagonizados por grandes figuras.

O julgamento de Simpson não só catapultou Robert Kardashian (e, consequentemente, toda a família Kardashian) para a fama, como também serviu como o primeiro grande reality show televisivo a hipnotizar a nação, dando lugar, nos anos seguintes, a uma série de programas destinados a capitalizar dramas sem guião.

Entretanto, a cobertura do confronto legal de Simpson, tendo cativado a nação, proporcionou um grande aumento de audiência a canais como a CNN e a Court TV, ajudando a cimentar o papel do cabo como destino de notícias em direto. Antes do drama jurídico, os americanos confiavam geralmente nos noticiários noturnos para a sua dose diária de manchetes. Mas o julgamento de Simpson produziu horas intermináveis de teatro de tribunal, levando os telespectadores a sintonizar antes de nomes como Peter Jennings e Tom Brokaw irem para o ar.

De facto, de acordo com um artigo de 1995 do The New York Times, o aumento da audiência da televisão por cabo foi tão significativo que reduziu a audiência dos três noticiários noturnos. Andy Lack, então presidente da NBC News, disse que o impacto foi tão pronunciado que se preocupou com a possibilidade de a Peacock (dona da NBC) sofrer um "prejuízo económico significativo".

O impacto do julgamento de Simpson nas notícias por cabo não se ficou por aqui. De acordo com o historiador dos media e professor de Comunicação e Jornalismo da Universidade do Maine, Michael Socolow, o julgamento ajudou a convencer Rupert Murdoch a lançar a Fox News. Segundo Socolow, o magnata australiano dos media "ficou furioso" ao ver o fundador da CNN, Ted Turner, "arrecadar" cerca de 200 milhões de dólares com a cobertura em direto do julgamento de Simpson. E, com esse objetivo, Socolow disse que Murdoch estava motivado para lançar a sua alternativa de direita em 1996 para obter a sua própria fatia do lucrativo bolo.

É difícil imaginar Trump a ser eleito para a Casa Branca sem o banco de três pernas o qual o julgamento de Simpson ajudou crucialmente a fabricar. Haveria uma presidência de Trump sem a televisão de realidade? Ou as notícias por cabo? Ou, especialmente, a Fox News?

Trump explorou cada um destes ramos do ambiente mediático pós-Simpson para ganhar fama. E acabou por usá-los para procurar - e manter - o poder político.

"Simpson provou que era possível gerar enormes lucros com as elevadas audiências de uma programação que não exigia atores, argumentistas e cenários. A 'reality-TV' tinha começado antes, mas depois de Simpson houve uma enorme profusão deste tipo de programas" disse Socolow. "Foi assim que 'The Apprentice' deu a Donald Trump um regresso à cultura americana, e ele cavalgou o seu estrelato na TV até à Casa Branca."

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados