Portugal é o segundo país da União Europeia com mais casos da variante Ómicron

30 nov 2021, 16:33
Covid-19 em Portugal. Foto: AP/Ana Brigida
Covid-19 em Portugal. Foto: AP/Ana Brigida

Países Baixos lideram esta lista, com 14 casos, todos ligados a voos provenientes da África do Sul

PUB

Portugal é o segundo país da União Europeia e do Espaço Económico Europeu com mais casos confirmados da variante da covid-19 Ómicron, segundo os números avançados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) à CNN Portugal.

Apenas os Países Baixos superam o nosso país neste ranking, com 14 casos confirmados até à publicação do relatório diário do ECDC, por volta das 12h30 desta terça-feira.

PUB

País

Número de casos

Países Baixos 14
Portugal 13
Alemanha 4
Itália 4
Dinamarca 2
Áustria 2
Espanha 1
Bélgica 1
República Checa 1
França 1
Suécia 1

Total

44

PUB

No total, há 44 casos detetados nestes países abrangidos pela análise do ECDC. No continente europeu, o Reino Unido já tem também 13 casos confirmados, com oito novos casos detetados nas últimas horas.

Fora da União Europeia, há ainda casos confirmados na Austrália, Botswana, Canadá, Hong Kong, Israel, Japão, África do Sul e Suíça.

A variante Ómicron está a "espalhar-se" pelos Países Baixos após ter entrado no território há 11 dias, reportou a agência de notícias ANP esta terça-feira, citanto o Instituto Nacional de Saúde Pública.

PUB
PUB
PUB

A variante foi detetada pela primeira vez no dia 19 de novembro, através de dois voos com origem na África do Sul. Pelo menos 14 passageiros que chegaram ao aeroporto de Amsterdão foram diagnosticados com a nova variante.

Em Portugal, os 13 casos confirmados até ao momento são todos relativos ao surto na Belenenses SAD, que obrigou a colocar em isolamento mais de 100 pessoas.

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados