Nagorno-Karabakh: Parlamento Europeu exige revisão das relações entre UE e Azerbaijão

Agência Lusa , MJC
5 out 2023, 15:29
Refugiados arménios do Nagorno-Karabakh em Goris, região de Syunik, Arménia (AP)

Os eurodeputados condenaram a ação militar “injustificada do Azerbaijão”

O Parlamento Europeu (PE) exigiu hoje uma revisão das relações entre a União Europeia (UE) e o Azerbaijão por considerarem que Bacu está a levar a cabo uma “limpeza étnica” contra os arménios que fugiram da região de Nagorno-Karabakh.

De acordo uma resolução aprovada hoje em sessão plenária, em Estrasburgo (França), os eurodeputados condenaram a ação militar “injustificada do Azerbaijão” e que consideraram que foi planeada com antecedência contra o enclave de Nagorno-Karabakh, em 19 de setembro.

“Este ataque constitui uma grave violação do direito internacional e dos direitos humanos e uma clara violação das tentativas anteriores de alcançar um cessar-fogo”, acrescentaram num comunicado divulgado depois da votação, que recebeu 491 votos favoráveis, nove contra e 36 abstenções.

A ação de Bacu levou à fuga de 10.000 cidadãos arménios e para os eurodeputados “a situação atual equivale a uma limpeza étnica”, razão pela qual “condenam fortemente as ameaças e a violência cometidas pelas tropas azeris contra os habitantes arménios de Nagorno-Karabakh”.

Por essa razão, o PE quer não só que a UE ofereça “imediatamente toda a assistência necessária” à Arménia, como também defende a imposição de sanções contra as autoridades azeri, em específico contra elementos do Governo de Bacu, “responsáveis por múltiplas violações do cessar-fogo e por violações dos direitos humanos”.

Em simultâneo, os eurodeputados querem a abertura de uma investigação sobre “os abusos cometidos pelas tropas azeri que podem constituir crimes de guerra” e que os 27 endureçam a sua postura, o que, na ótica do parlamento conduzirá a uma “revisão exaustiva das relações” com o Azerbaijão.

Entre a redução da “dependência das importações de gás azeri”, suspensão de “quaisquer negociações” de parceiras com Bacu e a suspensão do acordo de facilitação de vistos, os eurodeputados exigem, “em caso de agressão militar ou de ataques híbridos significativos contra a Arménia, uma paragem total das importações de petróleo e gás azeri”.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados