Montalegre com escolas fechadas devido à neve

Agência Lusa , AM
8 mar, 08:24
Estrada com neve em Maryland, nos Esatdos Unidos da América. (Andrew Lichtenstein/ Getty Images)

Pelo município estão espalhados cerca de 10 viaturas limpa-neves, entre equipamentos dos bombeiros, do município e das juntas de freguesias do concelho

As escolas estão encerradas e os transportes escolares não saíram esta sexta-feira, em Montalegre, devido à queda de neve, segundo o estabelecimento de ensino e os bombeiros.

“Já foram encerradas as escolas, foi dada a ordem para não saírem os autocarros e temos já no terreno todos os meios que estavam previstos entrar em funcionamento, nomeadamente os limpa-neves dos bombeiros e do município”, afirmou à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Montalegre, Miguel Monteiro.

Em comunicado publicado nas redes sociais, também o Agrupamento de Escolas doutor Bento da Cruz avisou a comunidade educativa que devido às condições meteorológicas adversas hoje não haverá atividades letivas nas escolas deste concelho do norte do distrito de Vila Real.

Em Montalegre estudam cerca de 600 alunos nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Doutor Beto da Cruz, secundária do Baixo Barroso e escolas básicas de Montalegre, Salto e Cabril.

Na quinta-feira, devido à queda de neve e por precaução, foi antecipado o regresso a casa dos alunos deste município do norte do distrito de Vila Real.

“Continua a nevar, o que nos dificulta também um bocadinho o nosso trabalho, mas vamos fazer todos os esforços no sentido de, pelo menos, ter transitáveis as estradas mais importantes”, salientou Miguel Monteiro.

Pelo município estão espalhados cerca de 10 viaturas limpa-neves, entre equipamentos dos bombeiros, do município e das juntas de freguesias do concelho.

Transportes escolares suspensos nas zonas altas de Boticas devido à neve

Os transportes escolares provenientes das zonas mais altas de Boticas foram suspensos por precaução devido à neve, deixando em casa cerca de 180 alunos, disse o presidente da Câmara.

Fernando Queiroga referiu que nevou com intensidade na parte superior do concelho, estando no terreno desde as 06:00 os meios da Proteção Civil Municipal, nomeadamente veículos limpa-neve e para espalhar sal.

“Circula-se com muita dificuldade e em alguns sítios, por enquanto, ainda não se circula. Portanto, não há transportes dos alunos para o agrupamento de escolas”, afirmou o autarca à agência Lusa.

As zonas mais afetadas encontram-se acima dos 700 metros de altitude, da Carreira da Lebre para as aldeias de montanha do município do norte do distrito de Vila Real.

“A circulação só [se faz] com viaturas quatro por quatro e com muito cuidado”, salientou Fernando Queiroga.

Proteção Civil registou 46 ocorrências até às 07:00 devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 46 ocorrências devido ao mau tempo, tendo a maioria ocorrido na região centro, relacionadas com limpeza de vias.

O ‘site’ da ANEPC dá conta de várias ocorrências relacionadas com quedas de árvore, de estruturas e de neve.

Elísio Pereira, oficial de operações na ANEPC, disse à agência Lusa, pelas 07:50, que, das 46 ocorrências, 26 ocorreram na região centro, sobretudo no distrito de Viseu, onde foram registadas 15 limpezas de via.

Do total de ocorrências, foram registadas na região norte 19 e as restantes espalhadas por todo o país.

“As 46 ocorrências são de limpezas de via. Não foram ocorrências de grande dimensão que dessem alguma preocupação”, disse.

No que diz respeito a estradas cortadas, segundo Elísio Pereira, até às 07:00 estavam cortadas acessos ao maciço central da Serra da Estrela.

Portugal continental está desde quarta-feira com avisos laranja e amarelo de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoadas, queda de neve, vento e agitação marítimas fortes até domingo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estado do tempo em Portugal continental está a ser condicionado por uma “depressão complexa centrada a noroeste da Península Ibérica, e pelos sistemas frontais associados aos vários núcleos desta depressão.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados