Monkeypox. Alemanha avança com vacinação para maiores de 18 anos expostos ao vírus

CNN Portugal , DCT
9 jun 2022, 14:01
Monkeypox (GettyImages)

Em maio, a Alemanha já tinha encomendado 40 mil doses da vacina como forma de precaução

O Comité Permanente de Vacinação da Alemanha (STIKO) anunciou, esta quinta-feira, que todos os maiores de 18 anos expostos à monkeypox ou com risco aumentado de infeção serão vacinados com Imvanex, da Bavarian Nordic. O objetivo é travar as cadeias de contágio, avança a Reuters, que destaca que os profissionais de laboratórios do doenças infecciosas.

Em maio, a Alemanha já tinha encomendado 40 mil doses da vacina como forma de precaução. O país tem, para já, 113 casos confirmados.

A imprensa alemã diz que em cima da mesa estão duas doses da vacina, com um intervalo de 28 dias entre cada.

O medicamento está aprovado pela Agência Europeia do Medicamento, existindo já outros destinados à varíola dos humanos e eficazes contra a varíola dos macacos. A Food And Drugs Administration tem outra vacina aprovada, a Jynneos, sendo que nos Estados Unidos já foram administradas 1.200 doses

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda ainda a vacinação. O organismo anunciou esta quarta-feira que já se confirmaram mais de mil casos de monkeypox em 29 países, não endémicos, e avisou que em algumas zonas já há transmissão comunitária, havendo mulheres infetadas.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou esta quinta-feira mais 18 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 209 casos.

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados