Acusou cocaína e disse que foi por causa de um beijo

7 out 2016, 15:35
Shawn Barber (Fotos: Reuters)

Shawn Barber competiu nos Jogos Olímpicos e foi ilibado da acusação

Shawn Barber, atual campeão do mundo do salto com vara, foi ilibado da acusação de ter consumido cocaína, sendo que o júri foi sensível ao argumento de que a substância lhe foi passada através de um beijo.

O atleta de 22 anos estava em risco de ser suspenso por dois anos, mas a justificação foi aceite e a Federação de Atletismo do Canadá, país de Barber, considera que a decisão é «justa».

O caso remonta aos campeonatos de seleção olímpica do Canadá, que Shawn Barber venceu, apurando-se, com tranquilidade, para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na noite anterior, o atleta publicou um anuncio online à procura de uma mulher «livre de drogas e doenças».

Foi esse encontro que levou a que acusasse a presença de cocaína no organismo na análise feita após a competição. Contudo, a quantidade era tão pequena que os analistas entenderam ser difícil que tenha sido tomada intencionalmente. Barber contou a história do encontro e, chamada a depor, a mulher com quem passou a noite admitiu o consumo da droga, que depois passou ao saltador através do beijo.

O caso foi julgado em tribunal a 5 de agosto e a sentença conhecida seis dias depois, a tempo de Shawn Barber competir nos Jogos Olímpicos, onde terminou no 10º lugar. A Federação Canadiana considera que a decisão de o autorizar a competir no Rio de Janeiro foi a melhor.

Relacionados

Patrocinados