Volta: quarto triunfo para a LA-Pecol, Maia mantém-se de amarelo

13 ago 2003, 17:09

Cândido Barbosa vence sétima etapa, Lavarinhas continua líder Cândido Barbosa foi o melhor na chegada ao «sprint» a São João da Madeira. Rui Lavarinhas continua líder da geral.

Acompanhe as crónicas e reportagem de Fernando Emílio na Maisfutebol Rádio

Cândido Barbosa alcançou esta quarta-feira a sua terceira vitória em etapas na Volta a Portugal em bicicleta, ao vencer a sétima etapa da prova, entre Gouveia a São João da Madeira, numa extensão de 166,6 quilómetros. Depois das vitórias em Tavira e em Coimbra, e do triunfo alcançado por Nuno Ribeiro na chegada à Torre da Serra da Estrela, Barbosa deu a quarta vitória à LA-Pecol. Rui Lavarinhas, da Maia Milaneza/MSS voltou a vestir a camisola amarela, conquistada em Gouveia.

Ao sétimo dia de prova e depois de duas etapas de montanha e de um dia de descanso, o pelotão voltou à estrada para cumprir uma tirada mais plana. E foi mesmo o sprint o ponto alto da etapa, que não envolveu grandes emoções até à chegada a São João da Madeira.

Com uma temperatura menos elevada, os 117 corredores da Volta partiram às 12:30 horas de Gouveia e, até final, os «fogachos» que se protagonizaram não surtiram efeito para qualquer equipa. A Maia Milaneza/MSS defendia a camisola amarela e não precisou de grandes esforços para a manter.

Ao quilómetro 15, surgiu o único Prémio de Montanha da tirada, onde Hugo Sabino (Barbot/Torrié), bateu Fabian Jeker (Maia Milaneza/MSS) e Cláudio Faria (ASC/Vila do Conde). Seis quilómetros depois, Heiko Szonn (Flandres/Iteamnova) foi o primeiro a passar a Meta Volante de Mangualde, seguido de Christophe Rinero (MBK/Oktos) e Orlando Rodrigues (LA-Pecol).

Ao longo da etapa, o pelotão conseguiu anular as três tentativas de fuga. Antes da terceira hora de prova, surgiu a segunda Meta Volante, em Águeda, com Segis de la Torre (Beppi/Pepolim) a ser mais rápido que Xavier de la Torre (Beppi/Pepolim) e Unai Yus (Cantanhede/Marquês de Marialva). Percorridos 148 quilómetros, o pelotão anula a última figa do dia, a que conseguiu a maior vantagem sobre o pelotão (1 minuto e 18 segundos), antes da passagem por Oliveira de Azeméis, onde Joan Horrach (Maia Milaneza/MSS) cruzou na frente a terceira Meta Volante. Bruno Castanheira (LA-Pecol) e Luis Pasamontes (Relax/Fuenlabrada) acompanharam o ciclista da Maia.

Com o pelotão compacto, a LA-Pecol coloca os seus corredores na frente do grupo à entrada dos últimos três quilómetros da corrida. Numa chegada ao jeito dos sprinters, Cândido Barbosa acabou por vencer a luta com Angel Edo e Alberto Benito.

Leia ainda:

Patrocinados