Atletismo: «metas-volantes» animam IV edição da Meia-maratona

10 set 2003, 17:47

Cada uma vale 500 euros Cada meta vale 500 euros. O «cabeça-de-cartaz» deste ano é o marroquino Jaouad Gharib, actual campeão do Mundo.

O marroquino Jaouad Gharib, actual campeão mundial da maratona, é o «cabeça-de-cartaz» da IV edição da Meia-maratona de Portugal 2003, que se realiza no próximo dia 28 de Setembro. São já dez mil, num máximo de quinze mil, os participantes inscritos para a prova que este ano terá um percurso mais plano, atravessando mais uma vez a Ponte Vasco da Gama.

Entre as novidades para este ano, o presidente do Maratona Clube de Portugal, Carlos Móia, destacou a criação de três metas volantes, localizadas aos 5, 10 e 15 quilómetros, que distribuirão 1500 euros (500 euros em cada meta volante). Móia apontou o dedo a alguns atletas lusos que «acham que só quando têm estatuto especial é que podem entrar na prova, por temerem que os estrangeiros vençam tudo». Ora, esta é precisamente a situação que se pretende evitar com as metas volantes, porque «qualquer um pode ser rápido e ganhar esses prémios, desde que terminem a prova, pois não se querem lebres».

A criação de um prémio para a melhor corredora (à semelhança do já existente para o sector masculino) e um percurso «mais plano, mais rápido e mais fácil» completam o lote de novidades. O director da prova, Mário Machado, precisou que o percurso da mini-maratona será em tudo similar ao da edição de 2002, mas a Meia-maratona utilizará as principais artérias do Parque das Nações, o que poderá «retirar ao tempo final entre 90 a 120 segundos».

Quanto às figuras que marcarão presença, o maior favorito é o marroquino Jaouad Gharib, que há cerca de 15 dias venceu a Maratona dos Mundiais de Atletismo de Paris 2003, sendo a grande ausência o lesionado etíope Gezahegn Abera (campeão mundial em Edmonton 2001). Da lista de elite constam ainda o sul-africano Hendrick Ramaala, vice-campeão mundial da meia-maratona, e os quenianos David Makori e Philip Rugut.

Entre as atletas, o destaque vai para a presença das quatro primeiras classificadas de 2002: as quenianas Margaret Okayo (vencedora), Esther Kiplagat e Tegla Loroupe e a etíope Derartu Dulu (actual vice-campeã da prova portuguesa).

Entre os portugueses de renome inscritos estão Rui Silva, que participará na mini-maratona, Paulo Guerra e António Pinto, que poderá fazer o seu regresso após uma lesão. Em femininos, os destaques são Analídia Torre, Mónica Rosa e Elizabete Lopes. No entanto, o lote definitivo de portugueses apenas ficará conhecido após a divulgação da convocatória para o Campeonato do Mundo de meia-maratona - marcado para 04 de Outubro, em Vilamoura - pela Federação Portuguesa de Atletismo.

A partir de quinta-feira, a organização passará a estar sediada no Pavilhão Atlântico, onde distribuirá documentação e os dorsais no dia da competição.

Patrocinados