Fórmula 1: pneus podem desqualificar Williams e McLaren em Itália

9 set 2003, 14:22

Ferrari suspeita que as equipas utilizam pneus mais largos Ferrari suspeita que as equipas utilizam pneus mais largos que os autorizados. FIA vai realizar controlos em Itália.

Os responsáveis das equipas de Fórmula 1 Williams-BMW e McLaren reuniram secretamente com os máximos responsáveis da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), para esclarecer uma nova interpretação do regulamento do organismo relativo à largura dos pneus utilizados nas provas do Mundial.

Em declarações ao jornal inglês Guardian, Martin Whitmarsh, da McLeren, reconheceu que os pneus até agora utilizados pelas duas equipas podem deitar tudo a perder. «Potencialmente, esse caso está jogando o Mundial pela janela para ambas as equipes», afirmou o director esta terça-feira. O jornal informou ainda que o presidente de McLaren, Ron Dennis, e o director da equipa, Martin Whitmarsh, acompanhados de Frank Williams e do seu director técnico, Patrick Head, reuniram com o delegado-técnico da FIA, Charlie Whiting, na sede de trabalho da McLaren, para que fosse estabelecida uma interpretação melhor das regras, visto que as escuderias inglesas temem ser desqualificadas do Grande Prémio de Itália, no próximo domingo.

«Todo este assunto pode pôr em causa a credibilidade do Mundial. Se continuamos a usar os mesmos pneus que usámos nas corridas anteriores corremos o risco de serem declarados não conformes com a de que sejam declarados não conformes com a nova interpretação do regulamento, mas se utilizamos um novo tipo de pneus podemos igualmente ser penalizados», afirmou Whitmarsh.

Apenas uma limitada parte do pneu pode estar em contacto com a pista, e a Ferrari suspeita que Williams e McLaren, que usam pneus fornecidos pela Michelin, têm desrespeitado as regras por mudar as características dos pneus durante a corrida. Após o Grande Prémio da Hungria, a 24 de Agosto, a Ferrari, que utiliza pneus Bridgestone, chamou a atenção para o facto dos pneus da Michelin, que equipam a Williams e a McLaren, serem mais largos que os 27 centímetros permitidos. A Michelin, que esteve com o carro vencedor de quatro das últimas cinco provas, assegura que os pneus são legais.

«Conversamos bastante com Charlie, mas ainda há muita preocupação com o assunto, especialmente com a aprovação dos pneus ao fim da corrida, mesmo depois de a Michelin ter produzido uma nova borracha que foi testada em Monza na semana passada», acrescentou Whitmarsh. Contudo, para evitar A Michelin fabricou um novo tipo de pneus para a próxima prova. A FIA já anunciou que em Itália fará controlos estritos aos pneus das equipas.

Michael Schumacher lidera o Mundial com um ponto de avanço sobre o colombiano Jaun Pablo Montoya (Williams) e dois sobre o finlandês Kimi Raikkonen (McLaren). No entanto, caso a Ferrari avance com uma queixa o título poderá ter de decidir-se nos tribunais.

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