Ministério dos Negócios Estrangeiros alvo de ciberataque. Ministro garante que "informação confidencial não está comprometida"

23 fev 2022, 19:18
Augusto Santos Silva

Ainda não é conhecida a dimensão da intrusão nem a origem ou objetivos

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sofreu esta quarta-feira um ataque informático, confirmou a CNN Portugal. A intrusão na rede informática do MNE foi detetada pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS) e a Polícia Judiciária (PJ) já está a investigar se esse acesso comprometeu a Rede Informática do Governo (RING), uma vez que há o risco dessa infraestrutura ter sido indevidamente acedida.

Em entrevista à TVI (órgão do mesmo grupo da CNN Portugal), o ministro dos Negócios Estrangeiros assegura que a "informação confidencial não está comprometida". "Infelizmente, nos dias que correm estamos sempre sujeitos a ciberataques, que vamos respondendo e superando", afirmou o Augusto Santos Silva, acrescentando que está ser feito "um investimento muito forte para robustecer as redes informáticas do MNE".

 "O MNE, tanto como os outros em todo o mundo, são sujeitos a tentativas de intrusão, que nós vamos repelindo", conclui o ministro.

Ainda não é conhecida a dimensão da intrusão nem a origem ou objetivos.

Governo

Mais Governo

Patrocinados