Não se sabe sequer se há papel suficiente - mas o Governo decide esta semana se exames escolares vão ser digitais ou não

8 abr, 13:46
Ministro da Educação, Fernando Alexandre (Lusa/José Coelho)

Ministro da Educação toma "esta semana" a decisão sobre provas em formato digital ou em papel

O ministro da Educação, Fernando Alexandre, adiantou esta segunda-feira que pretende tomar uma decisão sobre a realização das provas escolares em formato digital ou em papel ainda "esta semana".

Salientando que "o Governo anterior não deixou nenhum plano B", não estando preparadas sequer "questões logísticas como a existência de papel, se for necessário, para realizar exames em papel", Fernando Alexandre assegurou aos jornalistas que tenciona "tomar essa decisão esta semana".

"Há de facto uma urgência em tomar a decisão em relação ao formato dos exames, se mantemos o digital ou se realizaremos as provas de avaliação em formato escrito", sublinhou, reforçando que a decisão será tomada "esta semana".

Fernando Alexandre lembra que o Governo já começou a trabalhar nesta questão "na semana passada", ouvindo desde logo "os serviços para avaliar as condições que os estudantes têm para fazer o exame em formato digital" e esta tarde tem agendada uma reunião com os diretores das escolas para perceber a sua posição.

"Estamos a recolher mais informação para termos o máximo de informação e garantirmos que os estudantes vão poder, em todo o território nacional, realizar as provas em condições de equidade. Nenhum aluno pode ser prejudicado pelo facto de a sua escola não ter as condições adequadas", defendeu, em declarações aos jornalistas, depois de participar numa aula sobre o 25 de Abril, juntamente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na escola Rodrigues de Freitas, no Porto.

Questionado sobre a carta enviada esta segunda-feira pelo secretário-geral do PS ao primeiro-ministro, na qual Pedro Nuno Santos propõe, entre outros, um acordo tendo em vista a recuperação da totalidade do tempo de serviço, bem como a revisão da carreira docente, o ministro da Educação afirmou que o Governo vai cumprir "o compromisso eleitoral que assumiu em relação a recuperação do tempo de serviço dos professores".

"Vamos marcar reuniões esta semana para que na próxima semana [possamos] ouvir os sindicatos, e depois o processo negocial obviamente será anunciado em breve", adiantou.

Questionado sobre se este acordo com o PS poderá ser alcançado em 60 dias, como proposto por Pedro Nuno Santos na respetiva carta, Fernando Alexandre respondeu: "Faremos o possível por isso, mas é um processo negocial, temos de ver como decorre."

Educação

Mais Educação

Patrocinados