Exames em formato digital não, em papel e caneta sim: Federação Nacional da Educação faz pedido ao novo Governo

26 mar, 13:05
Pedro Barreiros, secretário-geral da FNE (Foto via FNE)

Seguiu um ofício para o Ministério da Educação. Professores esperam que o próximo titular da pasta da Educação (que ainda não é conhecido) acolha este pedido

A Federação Nacional da Educação (FNE) enviou esta terça-feira de manhã ao Ministério da Educação um ofício a solicitar o cancelamento dos exames e das provas de aferição em suporte informático. Quando falta pouco mais de um mês para a realização das primeiras provas, a FNE vem formalmente pedir o regresso às provas em papel e caneta, alegando que “a realização das provas de aferição em suporte informático coloca em risco” a estabilidade nas escolas, por causa dos “diversos constrangimentos que afetam tanto alunos como professores”.

“À falta de professores, de problemas com internet ou de apoio técnico juntam-se os prejuízos para alunos e professores ao nível do aumento do stresse e ansiedade, da desigualdade de oportunidades e da perda de tempo letivo. (…) A FNE reforça junto da tutela esta posição e recorda que os próprios diretores das escolas têm manifestado a sua preocupação com as condições precárias para a realização das provas digitais, apelando ao regresso às provas em papel”, reforça a estrutura sindical.

Em comunicado enviado às redações, a FNE sublinha ainda que a “decisão permitirá salvaguardar o bem-estar dos alunos e professores, garantir a justiça e equidade no processo de avaliação e evitar a perda de tempo letivo” e mostra-se confiante de que “o próximo Governo irá ponderar este pedido com a devida atenção e tomar a decisão mais adequada para os interesses do nosso sistema de ensino”.

País

Mais País

Patrocinados