FC Porto: Mangala era garantia em empréstimo de 30 milhões

12 ago 2014, 14:17
FC Porto vs Sevilha (LUSA)

Dragões tinham de liquidar a totalidade da dívida até outubro

artigo atualizado: hora original 12h53

O FC Porto revelou que a transferência de Eliaquim Mangala para o Manchester City rendeu 30,5 milhões de euros para os cofres portistas
, a troco de 56,7 por cento dos direitos económicos.

Os dragões realizam um encaixe importante mas este corresponde praticamente na totalidade a um empréstimo contraído em outubro de 2013, válido por um ano.

A SAD azul e branca contraiu um empréstimo de 30 milhões de euros junto do Banco Espírito Santo, com taxa de juro Euribor a três meses. Os passes de Eliaquim Mangala e Jackson Martínez serviram como garantia, segundo as informações divulgadas à CMVM.

No Relatório e Contas de maio de 2014 (o mais recente), a FC Porto SAD apresenta um detalhe relevante: «Caso a Empresa aliene, ceda ou transfira a propriedade dos direitos económicos dos passes dos jogadores Mangala e Jackson Martinez que detinha à data de abertura do financiamento antes do término da maturidade do mesmo, está obrigada a liquidá-lo imediata e antecipadamente.»

O empréstimo seria pago em duas prestações: 23 milhões de euros em julho e os restantes 7 milhões em outubro. A venda de Eliaquim Mangala por 30,5 milhões de euros pode, como tal, levar à liquidação imediata do empréstimo, caso estes termos não tenham sido renegociados.

Jackson Martínez, por seu turno, renovou contrato com o FC Porto e continuará no Estádio do Dragão.


 

Patrocinados