Montenegro elogia responsabilidade e compromisso do PS e promete reunião com Pedro Nuno

8 abr, 17:53
Luís Montenegro (PSD) e Pedro Nuno Santos (PS) no Parlamento (Lusa/Tiago Petinga)

Primeiro-ministro responde que as preocupações socialistas já faziam parte do programa da AD e ainda deixa uma farpa aos anteriores governos

O primeiro-ministro aceitou o repto do secretário-geral do Partido Socialista (PS), respondendo a Pedro Nuno Santos que os dois devem agendar uma reunião "quando for oportuno", mas só depois de ouvir os setores.

O secretário-geral do PS enviou, esta segunda-feira, uma carta a Luís Montenegro a disponibilizar-se para negociar um acordo que, em 60 dias, "permita encontrar soluções", que "valorizem as carreiras e os salários" na saúde, segurança, justiça e educação. E, se necessário, materializá-lo através de orçamento retificativo.

Em resposta, o primeiro-ministro escreveu também uma carta onde acusa receção e frisa que a valorização de carreiras e salários dos trabalhadores da Administração Pública estão "inscritas nas prioridades enunciadas na campanha eleitoral" e "reafirmadas na tomada de posse". 

"A disponibilidade do Partido Socialista para firmar um acordo que salvaguarde as soluções legislativas que executem essas orientações, constitui um exercício de responsabilidade política e compromisso que saúdo democraticamente", diz Luís Montenegro.

Para além de elogiar a "disponibilidade" do PS, lança uma farpa ao Governo de António Costa: "Como sabe, até pela experiência intrutífera nesse domínio dos últimos governos, tais negociações revestem-se de elevada complexidade". 

Nesta carta, o primeiro-ministro promete reunir-se com Pedro Nuno Santos, mas sublinha que esse encontro só irá decorrer depois das "negociações com as organizações representativas dos trabalhadores". E acrescenta que essas negociações vão acontecer "no tempo e no modo" que o novo Governo definir.

Por fim, Luís Montenegro despede-se "com os melhores cumprimentos e estima pessoal". 

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados