Liga: FC Porto e Benfica vão ajudar Duque a recuperar marca da instituição

14 nov 2014, 19:30
Conselho Presidentes

Conselho de Presidentes deu «confiança total» ao sucessor de Mário Figueiredo

Luís Duque passou no primeiro teste como presidente da Liga.

O sucessor de Mário Figueiredo no organismo que gereo futebol profissional recebeu «unânime» por parte dos clubes representados no Conselho de Presidentes realizado, esta sexta à tarde, num hotel do Porto. 

O Sporting, como era esperado, faltou, mas FC Porto e Benfica comprometeram-se a apoiar o novo presidente a «recuperar e fortalecer» a marca da instituição, depois da conturbação dos últimos dois anos.

A prioridade saída da reunião passou pelas contas dos últimos dois anos (que ainda não estão fechadas, tendo o último exercício sido mesmo reprovado pelos clubes, ainda durante a gestão de Mário Figueiredo).

A vertente comercial também será prioritária, com a busca de parcerias comerciais a ser necessidade premente.

«Novo naming pode avançar ainda esta época»


Luís Duque, a esse propósito, acredita que «ainda esta época as competições da Liga venham a ter um naming».

Serão marcadas reuniões com a FPF e com o Governo, nas quais o presidente da Liga pretende debater o «enquadramento legislativo e federativo» do organismo com sede na Rua da Constituição, no Porto.

Leia na íntegra a Declaração Final do Conselho de Presidentes:


«Os Clubes discutiram a situação atual da Liga e da Indústria do Futebol.

Foi debatida a situação financeira da Liga e decidido proceder à análise das contas disponíveis relativas aos exercícios de 2012/2013 e 2013/2014.

Foi decidido solicitar urgência ao Conselho Fiscal e revisor oficial de contas que procedam às diligências necessárias ao apuramento da situação real das contas da Liga dos dois exercícios transatos, promovendo ainda uma auditoria externa a uma entidade idónea.

Foi debatida a situação de proveitos da Liga, com especial ênfase na vertente comercial. 

Os Clubes, de forma unânime, manifestaram confiança total no actual Presidente, para que, em especial com o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, fortalecer a marca Liga Portugal, bem como promover uma abordagem de índole comercial ao mercado. Pretende-se o estabelecimento de parcerias fortes e duradouras que permitam o desenvolvimento da Liga Portugal e das suas competições, valorizando adequadamente a marca junto dessas entidades designadamente operadores de televisão.

O Presidente da Liga e representantes de Clubes, reunir-se-ão com a Federação Portuguesa de Futebol e com o Governo visando debater o futuro do Futebol Profissional e o seu enquadramento legislativo e federativo.
Os Clubes aprovaram ainda a eleição dos novos membros da Comissão Executiva.

Os Clubes aprovaram também o modelo organizativo de transição, até à aprovação dos novos estatutos.
Os novos estatutos serão preparados através da constituição de um grupo de trabalho pluridisciplinar da responsabilidade do Presidente da Liga.

Foram deliberados igualmente a constituição de um Conselho Consultivo do Presidente assim como Grupos de Trabalho formados por um representante da Liga e seis representantes dos Clubes. Neste âmbito, serão abordados os temas mais relevantes da indústria de futebol, a saber, Competições, Marketing e Comunicação, Finanças e Relações Institucionais.

Vamos todos construir uma marca forte, Liga Portugal, de todos e para todos os clubes.

Porto, 14 de Novembro de 2014»

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados