Sp. Braga: projeto de 2,85 milhões para melhorar estádio

26 out 2017, 14:15
Pedreira

Claques adversárias terão acesso exclusivo

Em articulação com Eduardo Souto Moura, arquiteto que projetou o Estádio Municipal de Braga, O Sp. Braga apresentou esta quinta-feira um projeto com vários melhoramentos a realizar no recinto bracarense, propriedade da Câmara Municipal. A data prevista para a conclusão da totalidade das obras é o fim do próximo ano, sendo que as várias intervenções estão orçadas em 2,850 milhões de euros.

«Bem ou mal o estádio está feito, não se vai deitar a baixo. Estamos a tentar corrigir algumas obras que foram mal feitas» referiu Souto Moura ao apresentar os vários pontos que vão ser intervencionados.

Serão reformuladas as duas torres de televisão atrás das balizas, as bilheteiras serão retificadas, será feita uma portaria mais eficaz na entrada dos autocarros das equipas, serão criadas acessibilidades para pessoas de mobilidade reduzida, os bares serão reformulados e serão ainda criadas zonas próprias para a UEFA e para os jornalistas, equipadas com cozinhas de apoio.

Para além disto, as obras principais prendem-se com o aumento para o dobro do número de elevadores e a separação mais eficaz dos adeptos visitantes. «Será construído um parque para estacionar autocarros dos adeptos adversários e separar os adeptos do Braga dos adversários. Será feito um corredor para os visitantes com uma rampa direta exclusiva só para eles, com barreiras em vidro com 2,20 metros de altura a fazer a separação no corredor», explicou Souto Moura.

O pagamento destas obras será articulado entre a autarquia e o clube, não estando ainda estabelecida uma plataforma de entendimento quanto aos moldes. António Salvador explicou que se trata de uma obra necessária, uma vez que o estádio tem muitas carências.

«São melhoramentos para os nossos adeptos. Já o fizemos no passado, com melhorias pontuais, mas entendemos que é preciso mais. O arquiteto já o disse que lhe encomendaram este estádio não para o futebol, mas para dar a conhecer a cidade ao mundo. Hoje, para o que o futebol moderno precisa, este estádio não estava preparado. Mas estes melhoramentos, com elevadores verticais, com a reestruturação dos bares, uma sala de eventos em jogos da UEFA ou uma grande sala para a imprensa, os adeptos vão ter todas as condições», sublinhou.

O líder máximo do clube bracarense acredita que estas obras permitirão melhorar significativamente as condições dos adeptos. «Sabemos que este estádio nunca foi o ideal, o ideal seria construir de raiz. Este é um estádio único, reconhecido internacionalmente, recebemos visitas de fora e acredito que com estes melhoramentos, juntamente com a Cidade Desportiva, vamos ficar com uma obra impressionante», concluiu.

Patrocinados