Saiba tudo sobre o Euro aqui

Nuno Espírito Santo vs Rui Vitória: para já, 1-3 para Vitória

4 nov 2016, 20:16
Nuno e Rui

Quatro duelos entre os treinadores com Ederson, André André, finais, Taças de Portugal e apuramentos para a Europa

Nuno Espírito Santo tem 42 anos, Rui Vitória 46. O primeiro fez carreira como guarda-redes entre o norte de Portugal e Espanha. O segundo foi médio na zona centro do país. Como treinadores cruzaram-se apenas em duas temporadas, com relativo equilíbrio de forças: Nuno no Rio Ave, Rui Vitória no V. Guimarães.

Neste domingo, os técnicos reencontram-se no Estádio do Dragão, no clássico frente FC Porto e Benfica. A dimensão é completamente diferente, as realidades não são comparáveis mas fica o registo de um duelo particular com vantagem circunstancial para o homem que comanda nesta altura o Benfica.

Para já, está 1-3 para Vitória. É que foi esse, precisamente, o resultado no primeiro duelo entre os dois treinadores. A 20 de janeiro de 2013, na 15ª jornada da Liga, o Vitória de Vitória garantiu uma Vitória – perdoem a repetição em Vila do Conde, reduto do Rio Ave.

Amido Baldé (2) e Tiago Rodrigues, jogador que pertence ao FC Porto, marcaram na baliza defendida com Jan Oblak, com Ahmed Hassan a assinar o único golo da equipa da casa. Nessa altura, Ederson já tinha sido resgatado ao Ribeirão mas não foi opção no Rio Ave.

Nuno Espírito Santo vingou-se na Cidade-Berço, na segunda volta. Era a última jornada da Liga, o experiente Braga garantiu o triunfo dos homens de Vila do Conde (0-1), com Ederson no banco, frente a um Vitória com André André no onze.

A equipa de Nuno terminou na 6ª posição e atirou o V. Guimarães para o 9º lugar. Porém, nessa altura o mais importante para os minhotos era a final da Taça de Portugal, que redundou num triunfo frente ao Benfica (1-2).

O cenário inverteu-se na temporada seguinte. A formação vitoriana, orientada por Rui Vitória, vendeu os dois duelos com o Rio Ave e acabou à frente do seu adversário na Liga. 10º lugar para uns, 11º para outros.

André André saiu do banco do Vitória para garantir o triunfo em Vila do Conde (0-1) e Jean Barrientos marcou a Ederson na segunda volta (1-0). Ou seja, três vitórias para o atual treinador do Benfica frente ao homólogo que se encontra agora no FC Porto.

Ainda assim, o campeonato não era a prioridade de Nuno Espírito Santo nesse momento. O Rio Ave concentrava-se na Taça da Liga e na Taça de Portugal, com presenças inéditas nas finais. Perdeu os dois jogos decisivos com o Benfica (0-2 na TL, 1-0 na TP) mas o Jamor valeu-lhe o apuramento histórico para as competições europeias.

Rui Vitória ficou mais uma temporada no Vitória de Guimarães, lançando Otávio na Liga, enquanto Nuno Espírito Santo saiu para época e meia no Valência. Agora, têm reencontro marcado no Dragão.

Nuno lançou Ederson. Vitória respondeu com Otávio

Duelos entre Nuno Espírito Santo e Rui Vitória:

2012/13: Rio Ave-V. Guimarães, 1-3

2012/13: V. Guimarães-Rio Ave, 0-1

2013/14: Rio Ave-V. Guimarães, 0-1

2013/14: V. Guimarães-Rio Ave, 1-0

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados