Arouca: Pedro Emanuel pede ambição para enfrentar o FC Porto

9 mar 2014, 00:05

Treinador fez o lançamento da partida

Pedro Emanuel vai reencontrar Luís Castro, agora do outro lado barricada. O treinador do Arouca relembrou este domingo que o sucessor de Paulo Fonseca era coordenador das camadas jovens portistas quando ele orientava a equipa sub-17 dos azuis e brancos, mas não quis alongar-se mais.

«É pessoa competente», deixou escapar, sublinhando em seguida que a conferência servia para projetar o encontro do Dragão. «O novo treinador, que é uma pessoa que eu conheço, deverá querer implementar as suas ideias já de início. Os jogadores também têm a noção que as coisas não estão bem, que os resultados mais recentes ditaram também a mudança de treinador, e isso nunca é positivo em nenhum clube, muito menos no FC Porto», analisou.

«Podemos considerar um jogo ainda mais difícil. O FC Porto, conforme diz a história, nos últimos cinco anos em casa, só perdeu uma vez, e foi com o Estoril, há relativamente pouco tempo. Mas temos a noção que é uma equipa grande, muito forte a jogar em casa, e luta por outros objetivos que não os do Arouca», prosseguiu, sacudindo a pressão:

«É o jogo que menos ansiedade causa aos jogadores. A responsabilidade está do lado do FC Porto, a pressão maior também, por todos os acontecimentos recentes. Por isso, a ambição tem de ser a palavra-chave para nós na disputa deste encontro. Tudo o resto, está do lado do FC Porto.»

A equipa da serra da Freita vai, então, agarrar-se a essa ambição, com o empate na Luz como inspiração, prometendo disputar a partida com todos os argumentos possíveis. «Não nos podem retirar a legitimidade de podermos disputar o jogo para conquistarmos os pontos. Mais do que o dizer, temos de entrar em campo para o fazer», sintetizou.

«Temos de ter a atitude correta e certa, independentemente do adversário e das alterações na sua estrutura técnica na última semana. Isso diz-nos pouco. Diz-nos é o árduo trabalho que temos de desenvolver, e muitas das vezes de grande dificuldade, mas temos de acreditar no nosso valor, trabalho, capacidade e ambição para conquistar pontos no Dragão», acrescentou.

Aguentar para conseguir algo mais


Pedro Emanuel acredita que será decisivo para o Arouca não sofrer golos nos primeiros instantes do jogo. Se conseguir suster esse ímpeto, depois tudo pode ficar mais fácil para a equipa do distrito de Aveiro:

«O FC Porto vai querer entrar muito forte, até pelo que se tem passado, temos noção que vamos ter de aguentar com isso se queremos alimentar alguma coisa mais. Sabemos que vamos ter as nossas oportunidades para chegar perto da baliza deles e poder criar-lhes desconforto.»

Por tudo isso, o treinador arouquense acredita num encontro «extremamente interessante porque as expetativas são grandes para os dois lados». Nem o recente revés (0-3) em casa, com a Académica, retira confiança ao técnico, que o vê apenas como um acidente de percurso.

«Todos os jogos são decisivos nesta reta final, sabemos o rumo que queremos, e temos de conquistar pontos. Este início de segunda volta, tirando o último jogo, leva-nos a acreditar que estamos bom caminho.»

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados