Levi's com 150 anos - encontradas em mina - vendidas por mais de 88 mil euros

CNN , Christian Edwards
22 out 2022, 09:00
Calças de ganga da Levi's do século XIX. Foto: @denimdoctors/@ziphtc

Um par de calças de ganga da Levi's de cerca de 1880 foi vendido num leilão numa pequena cidade do Novo México por mais de 87 mil dólares (mais de 88 mil euros)

As calças de ganga – encontradas numa mina abandonada por um "arqueólogo da ganga" – foram compradas por Kyle Hautner, de 23 anos, e por Zip Stevenson, um veterano do mercado da ganga vintage.

"Não tínhamos planos para comprar calças de ganga juntos até o leilão ter começado, o que é algo invulgar, se pensarmos bem," disse Stevenson à CNN.

As calças de ganga foram vendidas por 87.400  dólares – um dos preços mais elevados jamais pagos por um par de calças de ganga – incluindo uma comissão de comprador de 15%. Hautner pagou 90%, enquanto Stevenson contribuiu com os restantes 10%.

As calças de ganga têm algumas marcas de uso, mas são "extremamente duráveis." Foto: @denimdoctors/@ziphtc

Stevenson tem um atelier de reparação de ganga em Los Angeles, há quase três décadas – mas nunca tinha encontrado um par como este.

"Estas calças de ganga são extremamente raras – sobretudo neste tamanho e neste estado fantástico," disse à CNN.

Stevenson soube destas calças de ganga "há cerca de cinco anos, quando foram descobertas" no Oeste Americano, por Michael Harris, que "procurou em, pelo menos, 50 minas abandonadas durante cinco anos e não encontrou nenhum par com esta qualidade," segundo Stevenson.

Só existem uns poucos pares semelhantes – mas são mantidos em museus e estão em estado demasiado delicado para serem usados.

As calças podem ser "usadas, sem dúvida", segundo um dos compradores. Foto: @denimdoctors/@ziphtc

Contudo, este par é "surpreendentemente durável, portanto pode ser usado, sem dúvida", disse Stevenson à CNN. "Tem alguns pontos frágeis que podem ser reforçados, mas são calças super sólidas."

"Facilmente consigo imaginar o Johnny Depp ou o Jason Momoa a usá-las," afirmou.

O leilão teve lugar no Durango Vintage Festivus, nos arredores da pequena cidade de Aztec. O festival, de quatro dias, é organizado pelo perito em ganga vintage Brit Eaton – que disse que encontrar artigos como este é "um grande vício."

"Precisava de um cabeça de cartaz que pudesse rivalizar com as bandas que convidei. Sabia que as calças de ganga seriam uma grande atração," disse Eaton à CNN.

"Faço isto há um quarto de século e umas calças de ganga vintage comuns valem cerca de 100 dólares. Encontrar um par destes tão valioso é uma vez na vida."

Eaton disse que, inicialmente, não tencionava vender as calças, foi por isso que pediu aquela soma astronómica. Mas dada a raridade do artigo, disse que "não foi surpreendente " terem sido vendidas no leilão. "Foi super divertido vê-los ao vivo a vender aos licitantes no local", afirmou.

O slogan "The only kind made by White Labor" está relacionado com a Lei de Exclusão Chinesa de 1882. Foto:@denimdoctors/@ziphtc

Apesar de serem um símbolo do Oeste Americano, as calças de ganga também testemunharam um episódio sombrio da História do país. Um bolso interior tem impressa a frase "The only kind made by White Labor" (as únicas feitas por trabalho de brancos). O The Wall Street Journal citou um porta-voz da Levi's que explicou que a companhia utilizou este slogan após a introdução da Lei de Exclusão Chinesa que impedia os trabalhadores chineses de entrarem nos EUA. Segundo o The WSJ, a Levi's abandonou esta política e o slogan por volta de 1890. A lei foi revogada em 1943.

O que tenciona Stevenson fazer agora com as calças de ganga? "Poderíamos vendê-las a um comprador privado que estivesse extremamente interessado," afirmou, mas acrescentou que os proprietários preferiam que fossem compradas e expostas num museu, "tal como o Smithsonian ou o Metropolitan Museum of Art".

Por agora, estão num cofre perto da loja de Stevenson, Denim Doctors, em Los Angeles e estão disponíveis para serem vistas, com marcação.

Relacionados

Moda

Mais Moda

Na SELFIE

Patrocinados