E apareceu Almerinda na arruada do BE

20 jan 2022, 03:42
Bloco de Esquerda Lisboa

Por vezes não são os políticos os protagonistas principais de uma arruada. Mas antes de irmos a Almerinda Bento comecemos por Catarina Martins

Para ela "não há coisa mais linda do que bandeiras de todas as cores". Mas para ela também não há coisa mais feia na campanha do que isto: “Discurso racista, de ódio, um país que põe as pessoas contra as pessoas não resolve nenhum problema”. Ela, Catarina Martins, fala sobre ele, André Ventura, ele que "percebeu que a sua grande derrota é o BE ser a terceira força política". Os apoiantes do BE que se reúnem no Largo do Cauteleiro, em Lisboa, aplaudem - é uma arruada, tem de haver aclamação.

Almerinda Bento, 70 anos, assiste a tudo como outrora assistiu junto àquele mesmo lugar a um tudo bem pior: há cerca de 40 anos estava no Tribunal da Boa Hora a aguardar o julgamento de várias mulheres que tinham abortado - Almerinda fazia parte da UMAR, que defendia a despenalização do aborto, tanta vezes recusada até que um dia um referendo a despenalizou mesmo. Agora Almerinda é professora reformada, tem uma bandeira do BE erguida e abre muito os olhos quando fala sobre a sua juventude: foi estudante universitária durante o regime ditatorial e ela e tantas elas e outros tantos eles lutaram pela mudança. Ajudaram mesmo a mudar o país mas Almerinda continua vigilante: diz que face às circunstâncias atuais de Portugal é preciso cuidar que aquela mudança de Abril não se perca em janeiro. E para isso Almerinda conta com o contributo do seu herdeiro: "Eu estive na génese do Bloco de Esquerda, o meu filho faz parte do partido".

A arruada prossegue, "deixa passar, deixa passar, sou do Bloco e o mundo vou mudar": cerca de uma centena de apoiantes do BE caminham pelo Chiado, Catarina Martins é abordada por anónimos que ora a querem cumprimentar ora pretendem contar os seus problemas, as eleições também são isto - furar as arruadas para ir contar as inquietação in your face aos políticos. Lá em cima, às janelas, há curiosos a espreitar, cá em baixo a atriz Cucha Carvalheiro segue na frente, é a estreia dela num evento destes: é mandatária da lista do BE a Lisboa e por isso quis aparecer para "mostrar a importância da cultura no programa do partido". "É desta que se derrota a direita?", perguntam-lhe. "Espero que sim e que o Bloco de Esquerda mantenha o terceiro lugar."

No passeio ao lado, Sónia Teias, 48 anos, acena a Catarina Martins e não acenaria a Costa se ele por ali passasse: "O senhor Costa é que quis a maioria absoluta e criou ilusão na cabeça das pessoas". E depois Sónia sorri quando lhe perguntam se a família está ali ao seu lado - não, não está. "São todos do PS." 

Partidos

Mais Partidos

Mais Lidas

Patrocinados