Laura Cravo está de saída do Ministério das Finanças

ECO - Parceiro CNN Portugal , Joana Morais Fonseca, com CNN Portugal
14 abr 2023, 20:19

A mulher de João Galamba coordena há um ano um departamento no Ministério das Finanças, mas a nomeação nunca foi publicada em Diário da República

Laura Cravo, mulher do ministro João Galamba e que integra os quadros da CMVM – mas que está atualmente a trabalhar num departamento do Ministério das Finanças, em regime de mobilidade –, pediu para sair da tutela liderada por Fernando Medina.

“A renovação anual para 2023, que a Dra. Laura Cravo já manifestou que pretende que seja a última, está já instruída e em fase de autorização final”, adianta o diretor-geral do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças, José Carlos Azevedo Pereira, em comunicado divulgado esta sexta-feira.

O comunicado, dividido em 13 pontos, surge após a TVI ter revelado Laura Cravo se mudou para o GPEARI do Ministério das Finanças há já um ano, sem que a sua nomeação tivesse sido publicada em Diário da República. Na terça-feira, Fernando Medina que a profissional “não foi nomeada pelo Governo, nem tem nenhuma nomeação à espera de nenhum cargo que dependa de nenhum membro do Governo”, explicando que Laura Cravo se trata de um quadro da Administração Pública, originalmente da CMVM, que está em regime de mobilidade.

Em vários documentos oficiais, Laura Abreu Cravo surge como coordenadora do Departamento de Serviços Financeiros desde a saída do anterior diretor, e a própria se identifica na sua página de Linkedin como "chefe" ("head", em inglês) deste departamento.

A esposa do Ministro das Infraestruturas e ex-Secretário de Estado da Energia chegou ao cargo em março de 2022 depois da saída do anterior diretor que, ao contrário de Laura Abreu Cravo, teve a respectiva saída e entrada no cargo publicadas em Diário da República.

A ausência de nomeação deixa espantados os especialistas em administração pública consultados pelo Exclusivo da TVI (do grupo da CNN Portugal), que admitem que a falta de publicação em Diário da República contraria aquilo que está previsto na lei e as regras da transparência do Estado.

Na terça-feira, o ministro das Finanças garante que a mulher do ministro das Infraestruturas não foi nomeada pelo Governo para o cargo que desempenha num departamento do Ministério das Finanças. A questão foi levantada pelo deputado do Chega Rui Afonso.

À margem de uma audição sobre a redução do IVA nos bens alimentares, Fernando Medina garantiu que Laura Cravo entrou no Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças como muitos outros funcionários públicos: através da mobilidade prevista na Administração Pública, transitando assim do serviço onde estava inicialmente, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

“É a primeira vez que recordo que um político é criticado e invetivado na praça pública por não nomear alguém. A doutora Laura Cravo não foi nomeada pelo Governo, não foi pré-nomeada pelo Governo, não tem nenhuma nomeação à espera de nenhum cargo que dependa do Governo”, afirmou.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados