"O seu estado atual é muito grave": Keyla Brasil vai ser operada de novo após ter tido um AVC dias depois de cirurgia de mudança de sexo na Tailândia

8 set 2023, 20:42
Keyla Brasil

A artista brasileira - que ficou conhecida em Portugal após ter interrompido uma peça de teatro no São Luiz em defesa dos direitos trans - sofreu um AVC isquémico

A atriz Keyla Brasil "passará por uma cirurgia, possivelmente entre esta sexta-feira à noite e este sábado", revelou nas redes sociais Fedra Paranhos, vice-presidente da associação TransParadise, acrescentando que "o seu estado atual é muito grave." A artista encontra-se na Tailândia, onde foi submetida a uma cirurgia de mudança de sexo. 

Keyla Brasil tinha rumado a Banguecoque a 23 de agosto numa “viagem solitária” para se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual. A 27 de agosto, no Instagram, dava conta de que a cirurgia, que lhe permitiu ter a desejada vagina, “foi um sucesso”. E concretizava mesmo que o médico lhe tinha dito tratar-se de um “dos melhores resultados que ele fez nos últimos anos”. “Ficou perfeita”, resumiu. Entretanto, Keyla sofreu um “mal-estar” a 7 de setembro, tendo sido assistida pelos profissionais da clínica onde foi operada. Depois, acabou transferida para o “sistema de saúde público devido a um AVC isquémico” que “afetou significativamente a sua saúde cerebral”.

Um AVC isquémico é provocado pela obstrução de um vaso sanguíneo, situação que ocorre em 80% dos acidentes vasculares cerebrais. Por outro lado, o AVC hemorrágico resulta da rutura do vaso sanguíneo e é geralmente mais grave.

A informação foi divulgada nas redes sociais pelas estruturas Opus Diversidades e Trans Paradise Portugal, que estão em contacto com a Embaixada do Brasil.

A ativista trans ficou conhecida em janeiro por interromper uma peça de teatro no São Luiz gritando "transfake", contra a escolha de um ator cisgénero para o papel de uma personagem trans.

As notícias sobre o seu estado de saúde geraram uma onda de apoio nas redes sociais, com inúmeras mensagens de solidariedade.

Artes

Mais Artes

Patrocinados