opinião

A Entrevista

24 mai, 07:00

Notas Soltas

A arte da comunicação oral e escrita inicia-se com a RETÓRICA, sendo que o filósofo Aristóteles foi um dos clássicos que mais contribuiu para o desenvolvimento da "ideia", tal como ela chegou aos nossos dias. 

A entrevista jornalística, entendida como tal, desenvolve-se a partir do século XIX. É igualmente por esta altura que surge o conceito de "opinião pública". 

A entrevista significa uma "conversação", mediante perguntas e respostas, com interesse público. O questionário deve estar sempre orientado de forma a que não existam cedências a interesses particulares. Este ponto é especialmente relevante tratando-se da entrevista política. O exercício contrário é a propaganda. 

Um dos grandes desafios que enfrentam os entrevistadores é o de conduzirem a entrevista obtendo a informação pretendida e não aquela que os entrevistados estão dispostos a conceder. Nas muitas biografias sobre Barack Obama, ele refere as muitas entrevistas que deu enquanto Presidente dos Estados Unidos. Diz que sempre encarou a entrevista como forma de comunicação política e de humanização da sua imagem. 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Colunistas

Mais Colunistas

Patrocinados