Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil chama embaixador húngaro para clarificar pernoitas de Bolsonaro na embaixada

CNN Portugal , NM, notícia atualizada às 23:25
25 mar, 22:25
Miklós Halmai (Fonte: Facebook Embaixada da Hungria)

Miklós Halmai foi ouvido durante cerca de 20 minutos

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil, liderado por Mauro Vieira, convocou o embaixador húngaro, Miklós Halmai, para clarificar as pernoitas de Jair Bolsonaro na embaixada da Hungria, situada em Brasília.

De acordo com a CNN Brasil, o embaixador disse que hospedou Bolsonaro, durante o Carnaval, para tratar de interesses comuns da Hungria e Brasil. Fontes do ministério brasileiro dizem que Miklós Halmai se limitou a repetir a versão dos factos apresentada anteriormente pelos advogados de Bolsonaro, que através de uma nota afirmaram que o ex-presidente tinha estado na embaixada húngara para fortalecer as relações e "manter contactos com as autoridades de país amigo".

As explicações caíram mal no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil que reiterou que as conversações e relações entre os dois países devem ser realizadas com membros integrantes do atual governo.

Halmai esteve durante 20 minutos no Palácio Itamaraty, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Até ao momento esta é a única reação do governo brasileiro.

A decisão surge no seguimento da notícia, avançada pelo jornal norte-americano New York Times, que dava conta de que Jair Bolsonaro passou dois dias na embaixada da Hungria, naquilo que pode aparentar ser um pedido de asilo do antigo presidente brasileiro com o propósito de fugir à Justiça brasileira.

As imagens de videovigilância mostram que o antigo presidente do Brasil chegou à embaixada durante a noite de 12 de fevereiro e abandonou o complexo na tarde de 14 de fevereiro.

Segundo escreve o NYT, Bolsonaro tentou alavancar a amizade com Viktor Orbán, primeiro-ministro húngaro, numa tentativa de escapar à Justiça brasileira através de um eventual pedido de asilo à Hungria.

Relacionados

Brasil

Mais Brasil

Patrocinados