Erupção de vulcão na Islândia já obrigou à retirada de turistas da Lagoa Azul

CNN , Mariya Knight
17 mar, 17:20

Fissura está muito ativa e estende-se por cerca de 3,5 quilómetros

A mundialmente famosa Lagoa Azul na Islândia e a cidade vizinha de Grindavik foram evacuadas este sábado na sequência da erupção vulcânica na Península de Reiquiavique, informou a emissora pública islandesa RÚV.

A lava está a fluir rapidamente em direção ao norte da cidade de Grindavík, tal como aconteceu durante a erupção de 8 de fevereiro, disse a RÚV citando o Icelandic Met Office. A RÚV informou mais tarde que a lava também estava a dirigir-se em direção à estrada de Grindavíkurvegur - a principal via que tem como destino a cidade de Grindavik.

"A fissura tem cerca de três quilómetros de comprimento e vai de Stóra-Skógfell em direção a Hagafell", disse.

No entanto, as barreiras anti-lava fora de Grindavik estão a aguentar-se e não houve danos em infraestruturas críticas desde o início da erupção, disse à CNN a porta-voz da agência de Proteção Civil da Islândia, Hjördís Guðmundsdóttir, este domingo. Com as barreiras a desviar a lava, não há perigo imediato para a cidade, acrescentou.

O principal aeroporto internacional da Islândia, o Aeroporto de Keflavik, e outros aeroportos regionais permanecem totalmente operacionais, disse a RÚV. No entanto, espera-se que o gás vulcânico seja detetável na cidade perto do aeroporto no domingo, informou a RUV.

Espectadores observam as nuvens de fumo resultantes da atividade vulcânica entre Hagafell e Stóra-Skógfell, na Islândia, a 16 de março de 2024. (Marco di Marco/AP)

A erupção atual é a mais poderosa da recente sequência de atividade sísmica, disse à RUV, o geofísico Magnús Tumi Guðmundsson, depois de ter efetuado um voo de helicóptero sobre o local.

Guðmundsson disse que a fissura, que está agora muito ativa, se estende desde o lado norte de Hagafell até Stóra-Skógfell. Calculando que se entenda por um total de cerca de 3,5 quilómetros.

"Com base na velocidade do fluxo de lava", Guðmundsson estima que "não demorará muito tempo até que ela transborde sobre a estrada de Grindavíkurvegur".

O geofísico Páll Einarsson disse à RÚV que os terramotos em Grindavík seguem claramente o mesmo padrão desde outubro, com repetidos fluxos de magma que por vezes atingem a superfície. As erupções anteriores "foram fortes, duraram pouco tempo, mas enquanto duraram foram poderosas", acrescentou Einarsson.

Pessoas nos arredores de Reiquiavique tiram fotografias do céu cor de laranja enquanto a lava derretida flui de uma fissura na península da capital islandesa, a norte da cidade evacuada de Grindavik, na Islândia ocidental, a 16 de março. (Halldor Kolbeins/AFP/Getty Images)

A pouco menos de uma hora de carro da capital e maior cidade da Islândia, Reiquiavique, a Lagoa Azul é uma das atracções turísticas mais populares do país.

O local faz parte da Península de Reiquiavique, no sudoeste da Islândia - um espesso dedo de terra que aponta para oeste, para o Oceano Atlântico Norte, a partir da capital islandesa. Para além da Lagoa Azul, a península alberga o principal aeroporto da Islândia, o Keflavik International.

A Islândia é uma das áreas vulcânicas mais activas do planeta. Em vez de ter um vulcão central, a Península de Reiquiavique é dominada por um vale em fenda, com campos de lava e cones.

Plumas de fumo resultantes da atividade vulcânica entre Hagafell e Stóra-Skógfell, na Islândia, a 16 de março de 2024. (Marco di Marco/AP)

A lagoa foi evacuada no início de março devido à atividade sísmica. Em novembro, foi encerrada durante uma semana depois de terem sido medidos 1400 sismos em 24 horas.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados