Cerca de 80 concelhos do interior Norte, Centro e Alto Alentejo em risco máximo de incêndio

Agência Lusa , CE
16 ago 2022, 07:49
Incêndios em Baião, no Norte de Portugal (Hugo Delgado/ LUSA)

Ainda assim, para esta terça-feira está prevista uma descida da temperatura máxima e aguaceiros fracos em algumas regiões do país

Cerca de 80 concelhos dos interior Norte e Centro e Alto Alentejo estão esta terça-feira em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponível no site do IPMA, os concelhos em risco máximo pertencem aos distritos de Vila Real, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Coimbra, Leiria, Viseu e Santarém.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado e elevado mais de 120 municípios dos distritos de Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’ e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Descida da temperatura, vento e aguaceiros para esta terça-feira

Para esta terça-feira, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para uma descida da temperatura máxima, em especial no interior, e vento moderado a forte no litoral oeste e terras altas a partir da tarde.

O IPMA prevê igualmente períodos de céu muito nublado e períodos de chuva no Norte e Centro, passando a aguaceiros fracos, que podem persistir até ao fim do dia no Minho e Douro Litoral.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (Guarda) e os 18º (Aveiro, Santarém, Lisboa e Faro) e as máximas entre os 20º (Viana do Castelo) e os 30º (Évora e Faro).

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados