Marco Silva tem melhor série, mas há três anos que Nuno não perde em casa

17 mar 2017, 10:38
FC Porto-Juventus (Lusa)

Novo teste à invencibilidade do técnico portista que vem desde 2014, em jogos de Liga

O Dragão tem sido inexpugnável em 2016/17. Não tem havido estádio mais difícil de jogar na Liga do que a casa do FC Porto que, como a MF Total já lhe explicou, é uma raridade no panorama europeu.

O treinador dos azuis e brancos admitiu desde que voltou ao clube como técnico, que defender o forte era um passo para atingir o objetivo máximo: o título nacional. E o FC Porto tem cumprido nesse aspeto, pois não perde no Dragão desde a época passada.

Já do ponto de vista do treinador, nas principais Ligas da Europa (Inglaterra, França, Itália, Alemanha e Espanha), e juntando a portuguesa, Nuno Espírito Santo tem um dos melhores registos de invencibilidade em casa, em partidas apenas de campeonato.  

A melhor série em curso é do português Marco Silva, ainda assim.

A última vez em que ambos perderam na Liga a jogar em domicílio próprio ainda decorria 2014. A derrota de Nuno, há quase três anos, teve contornos especiais, até.

V. Setúbal: tarefa complicada diz o momento e a história

O FC Porto recebe o Vitória, de Setúbal, nesta jornada. Serão os sadinos que vão colocar à prova a série de 31 jogos sem perder em casa, para um campeonato, de Nuno Espírito Santo. 

A última vez que os sadinos venceram no estádio dos portistas foi em agosto de 1997. Mas frente ao Benfica, com um golo de Kasumov, num encontro em que as Antas serviram de casa ao Vitória.

António Aparício, aqui atrás de José Mota, durante um V. Setúbal-Marítimo

Para se encontrar um triunfo sobre o proprietário do recinto, é necessário recuar até ao golo solitário de Aparício, a 7 de maio de 1989. Aquele 0-1 sadino desatou também os festejos na Luz, com o Benfica a sagrar-se campeão precisamente nesse dia, há 28 anos.

Portanto, o jejum histórico e a estatística desta temporada remetem para um jogo de tremenda dificuldade para os setubalenses.

A última vez que uma equipa de Nuno Espírito Santo quebrou em casa para o campeonato foi em 2014/15. Mais concretamente a 30 de novembro de 2014, no Mestalla.

Nuno era treinador do Valência, chegara nessa temporada e recebia o poderoso Barcelona. Foi a equipa de Luis Enrique, ainda com Xavi a jogar e a titular, que bateu a formação orientada pelo português com um golo aos…90+4, de Busquets.

O árbitro tinha dado três minutos de descontos, a bola entrou aos 93.04.

Curiosamente, os únicos pontos desperdiçados no Dragão nesta temporada também se foram nos descontos do jogo com o Benfica.

O Maisfutebol analisou as cinco principais Ligas europeias e a portuguesa para chegar à conclusão que Marco Silva é o treinador no ativo que, num destes campeonatos, está há mais jogos sem perder em casa para o campeonato.

O treinador do Hull City leva 38 partidas de invencibilidade caseira, dispersas por quatro clubes: Hull, Olympiakos, Sporting e Estoril.

Sim, a última vez que Marco Silva perdeu um jogo de campeonato em casa foi na Amoreira, em março de 2014. Saiu derrotado por 1-0 frente ao Rio Ave de… Nuno Espírito Santo.

Há quatro treinadores cuja invencibilidade está acima dos 30 jogos, ou seja, há mais dois para além de Marco Silva e Nuno Espírito Santo.

Massimiliano Allegri leva 33 encontros sem saborear uma derrota na casa da Juventus. A Udinese foi a última equipa a bater o técnico italiano. Aconteceu na primeira jornada da época passada.

O outro é Thomas Tuchel. Sim, o outro adversário de uma equipa portuguesa nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2016/17. Tal como Nuno Espírito Santo e Marco Silva, o germânico esteve um período sem treinar, entre a última derrota em casa e hoje.

Ainda assim, de sublinhar que o treinador do Borussia Dortmund nunca perdeu no Westfallen Stadium com os gelbe schwarz e, portanto, é preciso recuar aos tempos do Mainz para se encontrar uma derrota do alemão em casa para a Bundesliga: sucedeu a 22 de março de 2014, frente ao Bayern Munique.

O atual treinador dos bávaros, Carlo Ancelotti, é o primeiro da lista após Nuno Espírito Santo: o italiano leva 27 jogos sem perder em casa para o campeonato.

Apesar dos registos de Marco Silva e Nuno Espírito Santo estarem entre os melhores na Europa, não têm comparação com a incrível série que José Mourinho conseguiu com FC Porto, Chelsea, Inter e Real Madrid: nove anos e 150 jogos.

Entre uma derrota nas Antas com o Beira Mar em 2002 e outra com o Sp. Gijón, no Bernabéu, em 2011. 

José Mourinho no dia em que perdeu a invencibilidade em casa, frente ao Sp. Gijón

 

Patrocinados