Al-Hilal excluído da «Champions» asiática devido a surto de Covid-19

23 set 2020, 22:29
Flamengo-Al Hilal

Decisão surge após o vencedor da prova não ter jogadores suficientes para jogar contra o Al Ahli

O Al-Hilal foi excluído da presente edição da Liga dos Campeões, devido a um surto de Covid-19 que atingiu a equipa, impossibilitando-a de apresentar o mínimo de atletas exigido frente ao Al Ahli.

Em comunicado, a Confederação Asiática de Futebol (AFC) esclareceu que a equipa saudita, vencedora da prova, só tinha 11 jogadores disponíveis, entre eles dois guarda-redes, para a partida desta quarta-feira, sendo que os regulamentos exigem um mínimo de 13 futebolistas.

De acordo com o artigo 4.3 do regulamento aplicável às competições da AFC durante a pandemia, qualquer equipa nesta situação é obrigada a desistir da prova. De resto, na semana passada, o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, também foi excluído da prova pelas mesmas razões.

O Al-Hilal é, assim, afastado da ‘Champions' asiática, numa altura em que liderava o grupo B, com 11 pontos, e já tinha assegurado uma vaga nos oitavos de final.

«Todos os jogos realizados pelo Al-Hilal, que apenas tinha 11 jogadores disponíveis, são considerados nulos e sem efeito, em concordância com o artigo 6 dos regulamentos da Liga dos Campeões asiática», informou a AFC. 

O Al-Hilal ainda tentou que o jogo de hoje fosse adiado, mas a AFC rejeitou o pedido, justificando que o mesmo «teria um enorme impacto negativo na calendarização da Liga dos Campeões, pelo que nenhuma exceção seria concedida».

O campeão asiático tem 31 pessoas infetadas com o novo coronavírus, entre jogadores e elementos do clube.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Mais Lidas

Patrocinados