Federação inglesa vai castigar jogadores por simulações de penáltis

18 mai 2017, 15:39
Middlesbrough-Manchester City (Reuters)

Desde que os castigos máximos sejam assinalados e seja provada a intenção de enganar a equipa de arbitragem

A Federação Inglesa (FA) vai passar a punir os jogadores que enganem deliberadamente as equipas de arbitragem em lances nos quais sejam assinaladas grandes penalidades.

Em comunicado, a FA informa que as punições a aplicar serão de dois jogos, isto se um painel composto por um ex-árbitro, um ex-treinador e um ex-jogador chegar a acordo quanto à intenção deliberada do jogador em enganar a equipa de arbitragem.

«Apesar de as tentativas de enganar o árbitros através da simulação de uma lesão ou de fingir que se sofreu uma falta serem uma ofensa por comportamento antidesportivo, o facto é que o ato de conseguir enganar o árbitro e, assim, beneficiar de um penálti ou expulsão, justifica uma penalização mais severa que servirá como medida de dissuasão», poder ler-se na mesma nota.

A medida anunciada faz parte do Fast Track system, ferramenta criada em 2004/05 para tomar decisões céleres a respeito do que se passa durante os jogos. Este sistema já atua em lances passíveis de expulsão e que tenham escapado à observação das equipas de arbitragem. Neste caso, o painel de análise é composto por três antigos árbitros.

Patrocinados