Sportinguista Tello apanhou um grande susto no Perú

26 mar 2001, 21:44

Selecção chilena foi alvo de agressões na chegada a Lima A selecção do Chile, que inclui o sportinguista Rodrigo Tello, foi surpreendida por um violento ataque de adeptos peruanos no trajecto entre o aeroporto de Lima e o hotel. O autocarro onde a comitiva chilena se deslocava ficou bastante danificado e os jogadores fizeram quase todo o percurso deitados no chão. À chegada ao hotel a comitiva foi novamente atacada. A tensão provocada pelos violentos incidentes obrigaram a equipa técnica a cancelar o treino previsto.

Rodrigo Tello, esquerdino do Sporting, passou por momentos extremamente difíceis na chegada a Lima onde a selecção chilena vai defrontar amanhã o Perú, em jogo da fase de qualificação para o Mundial-2002. A comitiva chilena foi recebida com uma chuva de pedras, ovos e outros objectos, entre os quais uma bomba de som, no trajecto entre o Aeroporto Jorge Chávez e o hotel onde a selecção do Chile vai ficar instalada. 

Após uma hora à espera no aeroporto de Lima, os jogadores chilenos embarcaram num autocarro com destino ao centro da capital peruana. No entanto, cerca de dois quilómetros depois, foram surpreendidos por uma emboscada de cerca de cinquenta adeptos fanáticos. A força policial destacada para o efeito pouco pode fazer para conter a violência do ataque. Uma chuva de pedras partiu vários vidros do autocarro e obrigou os jogadores a protegerem-se de baixo dos bancos enquanto o motorista procurava afastar-se do local da emboscada. 

O avançado Sebastián González explicou mais tarde como tudo se passou. «Nunca vivi nada assim. Estivemos quase a chocar por três vezes, o motorista perdeu o controlo do autocarro. Inclusive ouvimos o rebentar de uma bomba que se tivessse entrado por uma das janelas poderia ter provocado uma desgraça». Osvaldo Band, dirigente da federação chilena, adiantou que tenciona apresentar uma queixa junto da FIFA pela falta de garantias de segurança. «Isto é inconcebível. O autocarro ficou feito em pedaços. Fizemos toda a viagem deitados no chão», explicou Band. 

Ao chegar ao hotel a comitiva foi novamente atacada por mais trinta adeptos. A polícia presente no local não conseguiu conter os agressores que voltaram a atirar objectos sobre a comitiva chilena. O defesa Miguel Ramírez sofreu uma pequena contusão ao ser atingido por um ovo na orelha direita e um jornalista chileno também foi atingido por um objecto que lhe provocou ferimentos de pouca gravidade. 

A alta tensão provocada pelos acontecimentos levou ao cancelamento do treino previsto para o Estádio Monumental. A equipa técnica da selcção do Chile optou por fazer um treino de descompresão no quarto andar do hotel antes de ir jantar.

Mais Lidas

Patrocinados